São Paulo - O movimento dos consumidores nas lojas do País cresceu 1,0% em novembro ante a outubro, na análise já dessazonalizada. De acordo com a Serasa Experian, também houve avanço (6,4%) na comparação com o penúltimo mês de 2016, sem ajuste sazonal. De janeiro a novembro deste ano, a atividade varejista mostra crescimento de 0,8%.

Entre os fatores que impulsionaram o resultado a Serasa destaca a Black Friday , o avanço do crédito, o alívio inflacionário e a retomada da renda e do emprego. De seis segmentos que compõem o indicador, quatro apresentaram crescimento em novembro no confronto com outubro, sendo a liderança ocupada por supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (2,3%).

A categoria de móveis, eletroeletrônicos e informática apresentou incremento de 1,2%, enquanto a de tecidos vestuário, calçados e acessórios subiu 1,0% e a de material de construção teve expansão de 0,5% no período.

O segmento de combustíveis e lubrificantes e o de veículos, motos e peças, por sua vez, registraram quedas de 0,9% e de 0,2% respectivamente. O setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas foi o único a ter alta (0,8%) no acumulado de janeiro a novembro. Já o segmento de material de construção registrou a maior queda, de 14,6%, no acumulado deste ano.

A segunda maior retração, de 11,4%, foi observada no movimento de consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve recuos ainda no segmento de combustíveis e lubrificantes (-9,4%), no de móveis, eletroeletrônicos e informática (-8,8%) e nas lojas de veículos, motos e peças (-8 3%).