SÃO PAULO - As empresas brasileiras de tecnologia voltadas a atendimento e monitoramento de consumidores Direct Talk e Seekr anunciaram fusão que deve elevar o faturamento conjunto em mais de três vezes nos próximos cinco anos.



A Direct Talk, criada há 15 anos, é especializada em softwares para atendimento de consumidores, incluindo ferramentas de chat para comércio eletrônico, enquanto a Seekr, fundada em 2010, é voltada a programas de monitoramento de produtos e marcas em redes sociais.



A fusão tem apoio do fundo CVentures, que tem entre os investidores a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



Atualmente, as empresas têm faturamento de 30 milhões de reais por ano, mas com a fusão o objetivo é atingir 100 milhões de reais nos próximos cinco anos.



As empresas não informaram qual participação o CVentures terá na companhia combinada, mas "trata-se de uma representação relevante, porém, minoritária".



A união das companhias, que criará um grupo com 700 clientes e 130 funcionários, também permitirá uma expansão internacional por países latino-americanos. A estratégia começará por México, Colômbia, Chile e Peru; numa segunda rodada viria a Argentina.



(Por Alberto Alerigi Jr.)