Por Paul Lienert

DETROIT - A Ford começará a testar sua mais recente tecnologia de veículos autônomos no próximo ano em pelo menos uma cidade, mas não mudou o plano de iniciar a produção comercial até 2021.

A montadora disse nesta quinta-feira que testará protótipos de veículos autônomos em programas piloto com parceiros como o Lyft, empresa de transporte por aplicativo na qual a General Motors detém uma fatia minoritária, e a Domino's Pizza. Mas a Ford ainda não decidiu se irá operar seu próprio serviço de transportes sob demanda.

Em um blog, Jim Farley, presidente de mercados globais, disse que a Ford também testará novos modelos de negócios que envolvem seus veículos autônomos, incluindo o movimento de pessoas e mercadorias.

A GM revelou planos na semana passada de introduzir seu próprio serviço de compartilhamento de veículos sob demanda em várias cidades norte-americanas em 2019, usando versões autônomas do modelo Chevrolet Bolt, movido a bateria.

A Ford está transferindo a produção de um futuro veículo movido à bateria para o México, para liberar a capacidade de sua instalação em Flat Roca, Michigan, para montagem de veículos autônomos em 2021, de acordo com o porta-voz Alan Halo.

O veículo elétrico, cujo sistema mais avançado de bateria permitirá autonomia de direção de mais de 300 milhas, começará a ser produzido em 2020 na fábrica de Cuatitlan da Ford, que fornecedores dizem que também montará um novo veículo híbrido ao mesmo tempo.