São Paulo - Os usuários do Serviço de Atendimento Especial (Atende) poderão ligar para agendamentos também nos fins de semana e feriados. Atualmente o serviço funciona de segunda a sexta-feira das 5h às 23h.

O objetivo da medida é dar maior rapidez e apoio aos cidadãos, segundo a SPTrans. Pelo telefone, é possível agendar viagens eventuais ou cancelar aquelas já previstas em horário estendido. "Para muitas pessoas com deficiência, o Atende é o único meio de transporte que assegura seu direito de ir e vir. Por isso queremos aprimorar cada vez mais esse serviço", afirma o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Pela central, além de agendar ou cancelar viagens, é possível informar atrasos de veículos, pedir autorização para transportar equipamento extra e tirar dúvidas. São recebidas, em média, 15 mil ligações por mês. Os telefones para contato são: 0800-155-234 e 3124-2600, respectivamente para ligações de telefone fixo e de celular.

O serviço

O Atende é um serviço de transporte gratuito oferecido para pessoas com deficiência pela Prefeitura do Município de São Paulo, gerenciado pela São Paulo Transporte S.A, operado pelas empresas de transporte coletivo e cooperativas de táxis acessíveis. Ele funciona todos os dias, exceto aos feriados, das 7h às 20h.

O serviço é destinado exclusivamente às pessoas com deficiência física, autismo ou surdocegueira, que não possuem condições para se locomoverem sozinhas. Os beneficiários têm o direito de realizar seis viagens regulares ao longo da semana (conforme a programação informada previamente em um dos postos de atendimento da SPTrans) e uma viagem por mês para comparecer a qualquer tipo de consulta médica, que deve ser agendada com 20 dias de antecedência. A viagem é concluída quando a pessoa é levada de seu local de origem até o destino e depois retorna ao ponto de partida. Além disso, instituições podem usar o transporte aos fins de semana para passeios. Nesse caso, o pedido deve ser feito, no mínimo, dez dias antes do evento.

O artigo 46 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura às pessoas com deficiência o direito ao transporte e à mobilidade. Ela determina a eliminação de todas as barreiras que impeçam o seu exercício.

Quem deseja utilizar o serviço do Atende deve se cadastrar no site ou em um dos postos de atendimento da SPTrans. Na ocasião, a pessoa também poderá informar a programação de viagens regulares.