São Paulo - Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de São Caetano (SP), Mohamad Mahmoud se dedica ao empreendedorismo tecnológico. Ele criou o aplicativo GoWaiter App, ferramenta que permite organizar a gestão de processos internos.

Com o GoWaiter, por exemplo, garçons podem fazer pedidos e transmitir diretamente para a cozinha, como outros aplicativos já fazem, reduzindo a necessidade de locomoção frequente. Segundo Mohamad, o diferencial da tecnologia, no entanto, está nas tarefas administrativas. Uma vez armazenadas em ambiente virtual, as informações possibilitam o controle de vários procedimentos.

Como os dados são arquivados na nuvem, o gerente ou dono do estabelecimento consegue ter um relatório completo, em tempo real, de todos os pedidos feitos, com informações como produtividade do garçom e itens mais vendidos.

O aplicativo de Mohamad foi testado durante três meses no bar-tabacaria e está disponível para venda desde o final de 2016.

Processo

Mohamad foi procurado por um conhecido, proprietário de um bar-tabacaria na zona leste. "Ele tinha uma necessidade específica que era dar mais eficiência e rapidez aos pedidos. Com isso, surgiu a ideia de desenvolver um produto, com eficácia e facilidade de utilização", explica.

O GoWaiter não foi o 1º aplicativo dele. Antes havia criado um mapa interativo da Fatec São Caetano do Sul e o Mananciais SP, feito para exibir dados como volume armazenado, pluviometria do dia e do mês e outros dados.