São José dos Campos - Começa hoje e vai até domingo, em São José dos Campos a Festa Litero-Musical do Parque Vicentina Aranha (Flim), evento nos moldes da Flip, que ocorre em Parati, só que em escala reduzida. O tema é 'Literatura para Quê?'. Como a prefeitura local cancelou a bienal do livro deste ano, o evento vem compensar essa ausência na área cultural.

Segundo os organizadores, o objetivo desta festa é dar acesso a atividades que envolvam tanto literatura como música, cinema e outras formas de expressão artística. A programação contempla desde círculos de leitura, cinema, música, teatro, atividades infantis, encontro com autores e músicos com foco no incentivo à leitura.

A curadoria do evento reservou para as crianças e adolescentes uma programação especial. Eles terão o "Momento Contaí" e o "Jardim Faz de Conta", no qual haverá monitores e escritores que contarão histórias no bosque do parque. Também foi reservado, neste ano, espaço destinado a cinco caminhões de comida de rua, conhecidos como Food Trucks, dentro da área e que funcionará durante todo o evento.

Como o local é de preservação e a tenda principal, toda feita em vidro e com acesso para 130 pessoas, sendo instalada num local cercado por árvores, houve uma série de protesto por parte de usuários. Eles afirmam terem constatado danos ao meio ambiente, com corte de árvores que estavam em desenvolvimento, no local onde foi edificada a estrutura. A repercussão nas redes sociais foi grande.

Segundo a presidente da organização social responsável pelo parque, Angela Tornelli, a clareira já existia e abrigará a tenda de vidro, onde deverá se apresentar o músico e escritor, o ex-integrante da banda Titãs, Arnaldo Antunes, que fará um pocket show no local no sábado a noite.

"Não foi retirada nada no local e teremos os food trucks em um espaço específico, com mesas distribuídas apenas nesta faixa. O impacto ambiental é leve, se pensou nisto e estamos tendo muito cuidado", observou Tornelli.

Ainda haverá a livraria dentro de um dos prédios do pavilhão restaurado para a venda de títulos aos interessados. Os ingressos serão gratuitos e a retirada será liberada na recepção do pavilhão central com uma hora de antecedência. Entre os nomes convidados estão Paulo Henriques Britto, José Miguel Wisnik, Arnaldo Antunes, Veronica Stigger, Daniela Arbex entre outros, que farão pequenas palestras e reflexões sobre seus trabalhos e a literatura produzida atualmente. O Parque Vicentina Aranha, inaugurado em 2007, tem área 84.500 m².