Com agro, PIB do Brasil cresce 1,9% no 1º trimestre de 2023

PIB avança de 1,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior

O mês de junho começa com uma boa notícia para a economia nacional: o PIB do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os últimos três meses de 2023. De acordo com dados divulgados na quinta-feira, 1, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto somou R$ 2,6 trilhões.

Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB cresceu 4,0% no primeiro trimestre de 2023. O Valor Adicionado a preços básicos apresentou elevação de 4,1% e os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios avançaram em 3,0%.

Como o PIB do Brasil cresceu?

O crescimento do PIB do Brasil nesse início de 2023 foi puxado pelo agronegócio, que teve alta de 21,6%. Segundo o IBGE, o resultado é explicado principalmente pelo aumento da produção da soja, principal lavoura de grãos do país, que concentra 70% da safra no primeiro trimestre e deve fechar este ano com recorde.

Os serviços, principal setor da economia brasileira, também teve crescimento no período (0,6%), com destaque para o desempenho das atividades de transportes e de atividades financeiras (ambos com alta de 1,2%).

A indústria, por sua vez, teve variação negativa de 0,1% no período, o que, segundo o IBGE, representa estabilidade. Bens de capital (máquinas e equipamentos usados no setor produtivo) e bens intermediários (insumos industrializados usados no setor produtivo) apresentaram queda, enquanto as indústrias extrativas cresceram 2,3% e atividade de eletricidade e água, gás, esgoto, atividades de gestão de resíduos subiu 1,7%

VEJA: 10 homens mais ricos do mundo em 2023, segundo a Forbes

Sob a ótica da demanda, o crescimento foi sustentado pelo consumo das famílias, com alta de 0,2%, e pelo consumo do governo, com crescimento de 0,3%. A formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, caiu 3,4% no período.

No setor externo, as exportações de bens e serviços caíram 0,4%. As importações, por sua vez, recuaram 7,1%, contribuindo positivamente para o PIB.

O que é o Produto Interno Bruto?

O PIB, Produto Interno Bruto, é uma medida amplamente utilizada para avaliar a atividade econômica de um país. Ele representa o valor total de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional em um determinado período de tempo, geralmente um ano.

O PIB é calculado somando-se o valor de todos os bens e serviços finais produzidos pelos setores da economia, como agricultura, indústria e serviços. Ele inclui o consumo das famílias, os investimentos realizados pelas empresas, as despesas do governo e as exportações líquidas (exportações menos importações).

A medição pode ser utilizada para comparar a performance econômica entre diferentes nações, medir o progresso ao longo do tempo e orientar políticas públicas. No entanto, é importante notar que o PIB não é uma medida completa do bem-estar ou qualidade de vida de uma sociedade, pois não leva em consideração fatores como distribuição de renda, desigualdade, saúde, educação e meio ambiente.

LEIA: Escravidão contemporânea: o problema não acabou

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes