Nacionais lideram o mercado

Especial
patrocínio:

10/07/2012 - 00h00 | Atualizado em 10/07/2012 - 00h27 Comentarios nesta notícia: 0

Nacionais lideram o mercado

O perfil do setor de franchising no País é constituído basicamente de marcas nacionais. Não obstante, o Brasil fincou a bandeira de 91 redes em 58 países, em todos os continentes....

Zulmira Felicio

foto: DivulgaçãoABF Franchising Expo

ABF Franchising Expo

O perfil do setor de franchising no País é constituído basicamente de marcas nacionais. Não obstante, o Brasil fincou a bandeira de 91 redes em 58 países, em todos os continentes. "Isto representa 4,5 % do total de marcas nacionais. O Boticário está presente em todos os continentes, e escola de idiomas Wizard, em 14 países", exemplifica Maria Cristina Franco, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em seu segundo ano de mandato, com a experiência de seis anos de vida associativa, Maria Cristina (foto) diz que a cada ano tem crescido o número de missões internacionais de prospecção do mercado nacional. Em média, até 20 grupos por ano visitam o País. Ainda no primeiro semestre deste ano, a vice-presidente da Associação recebeu visitantes de Macau (China). Outros empresários aproveitaram a 21ª edição da ABF Franchising Expo, que aconteceu em junho em São Paulo, para conhecer o desempenho do setor no País.

"Em contrapartida, a ABF também promove aproximação de empreendedores brasileiros que estão de olho no mercado externo. No próximo semestre, em outubro, a ABF estará conduzindo empreendedores para uma missão à Rússia, por ocasião da Feira de Franquias e Negócios Buybrand Expo", acrescenta Maria Cristina.

Gargalo

Atualmente, o franchising representa 2,3% do PIB nacional (considerando um crescimento do PIB de 3,5%, em 2011). No ranking mundial de 2011, o País ocupa o 4º lugar no setor de franchising no total de marcas e a 6ª colocação em unidades. O número de redes em operação cresceu 9,5% e o número de unidades (franqueadas e próprias) chegou a 93.098, o que significa um incremento de 7,8% em relação ao ano anterior. Maria Cristina analisa que tal expansão resultou na abertura de mais de 60,5 mil novos postos de trabalho. "Hoje o franchising é responsável hoje por mais de 837 mil empregos diretos. Em 2012, esse número deverá atingir 913 mil empregos", acredita.

Para a vice-presidente da Associação, o crescimento do número de unidades poderia ser maior se não fosse o alto custo dos imóveis (luvas, aluguéis etc.), fato que é registrado em praticamente todas as regiões brasileiras, dificultando a abertura de pontos de venda. Para dar uma ideia, no ano passado esse custo aumentou entre 2% e 4%, principalmente no primeiro semestre. "Por outro lado, contamos com o apoio dos construtores de shopping centers e as muitas galerias de consumo. Nos corredores de shoppings e nas praças de alimentação o franchising acontece", pontua Maria Cristina.

Marcas atuantes

As redes franqueadoras por estado registradas no ano passado estão concentradas nas Regiões Sudeste (70,5%), Sul (17,3%), Nordeste (7,7%), Centro-oeste (3,6%) e Norte (0,8%). Já a localização das redes franqueadas se dá nas Regiões Sudeste (57,6%), Nordeste (15,6%), Sul (14,1%), Centro-oeste (8,3%) e Norte (4,5%).

No País há 2.031 marcas de franquias atuantes. O número de redes em operação no Brasil cresceu 9,5% e o número de unidades (franqueadas e próprias) chegou a 93.098, que significa um incremento de 7,8% em relação ao ano anterior. Em 2011, surgiram 176 novas franquias no mercado. Desse total, muitas são marcas já conhecidas do consumidor brasileiro, mas que somente no ano passado adotaram o modelo de franquia como forma de expansão. Entre elas, destacam-se a TAM Viagens (que inaugurou 115 operações) e a cadeia de hotéis Accor, com oito novas unidades; o supermercado Dia%, com 113 novas lojas, a loja de roupas Arte na Rua e as marcas Lupo e Hope, entre outras.

De acordo com a ABF, graças ao atual cenário econômico no Brasil e ao surgimento de uma nova classe média, a previsão para 2012 é de um aumento de aproximadamente 15%, um crescimento excelente, tendo em vista os 43 novos shopping centers ao longo deste ano.

O panorama implica a abertura de novos postos de trabalho. Hoje, o franchising é responsável por mais de 837 mil empregos diretos, e a ABF prevê até o fim deste ano 913 mil empregos.

Faturamento

No ano passado, o segmento de franquias do Brasil cresceu 16,9%, registrando faturamento de R$ 88,8 bilhões; no ano anterior foi de R$ 75,9 bilhões. No ranking de faturamento, os cinco segmentos que mais cresceram em 2011 foram: Hotelaria e Turismo (85,9%); Móveis, Decoração e Presentes (35%); Esportes, Saúde, Beleza e Lazer (24,3%); Negócios, Serviços e Outros Varejos (14,9%); Alimentação (14,5%) e Acessórios Pessoais e Calçados (13,15%).

"Este é um segmento de grande potencial que cresce consolidadamente e não permite a entrada de aventureiros", destaca Maria Cristina, fazendo uma referência à lei que regulamenta o setor, criada em 1994, em cuja constituição a ABF teve uma participação efetiva. "A Associação Brasileira de Franchising é a segunda entidade mais importante do mundo em termos de força de estrutura e trabalho na preservação de boas práticas de mercado. Só perdemos para a entidade americana", assegura a vice-presidente Maria Cristina.

 

Assuntos relacionados:

franquiasfranquias2012abfpibdci


Seu e-mail não será divulgado.
Leia nossa política de privacidade.


Compartilhe sua opinião no site DCI e certifique-se que seu comentário está de acordo as Termos de uso do site.



Seu e-mail não será divulgado.
Leia nossa política de privacidade.


Compartilhe sua opinião no Portal DCI e certifique-se que seu comentário está de acordo as Termos de uso do site.

Cultura & Entretenimento

Cadernos Especiais

Micro, Pequenas e Médias Empresas

Versão eletrônica (18/04/2014)

Assine o jornal impresso e tenha acesso total a versão eletrônica. Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e assine!

DCI no iPad, iPhone e Android

app-apple-store app-google-play

Gestão da Água

Veja mais: TVB Rádio Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa das Organizações Sol Panamby

Fazer login no DCI






Não possui login? Faça seu cadastro gratuito!

Problemas para acessar?