"Foco Econômico": Ata do COPOM... Uma análise de Oferta e Demanda

Foco Econômico

Breno Costa

patrocínio:
11/09/2012 - 23h12 Comentarios nesta notícia: 0

"Foco Econômico": Ata do COPOM... Uma análise de Oferta e Demanda

Na semana passada tivemos a divulgação da ata do COPOM justificando o corte de 0,5 pontos percentuais na Taxa SELIC. A Ata aborda temas como a

Na semana passada tivemos a divulgação da ata do COPOM justificando o corte de 0,5 pontos percentuais na Taxa SELIC. A Ata aborda temas como a perspectiva da inflação, o cenário externo, Crédito, Produção Industrial, Confiança do Consumidor, entre outros pontos. Os fatores observados pela COPOM são uma analise da Demanda e da Oferta e o controle de inflação é um medidor importante para que a atividade econômica se dê de forma saudável. Vamos analise cada um dos fatores. 

Lei da Oferta e da Demanda

Antes de avançar na analise, conceituaremos a Lei de Oferta e Demanda. De forma breve, podemos descrever que essa lei mostra como se regulam os preços da economia. Quando há grande procura por compra, os preços tendem a aumentar. Por outro lado, quando há grande oferta de produtos, os preços tendem a cair. Observamos cada um dos pontos analisados pelo COPOM sob essa ótica. 

Do lado da Demanda, temos a influencia da confiança do consumidor (impactando obviamente o consumo) e da oferta de crédito, que no caso do crédito para pessoas físicas influencia o consumo das famílias e no caso do crédito pessoa jurídica influencia o investimento das empresas. O cenário externo que impacta as exportações influencia o lado da demanda também. O Mercado de trabalho robusto também compõe a massa de consumidores e impacta o lado da demanda. 

Do lado da Oferta, a produção industrial, produção agrícola e a oferta de serviços influencia o lado da Oferta de bens e serviços. 

Cenários e Perspectivas

Os cenários observados pelo COPOM são de incerteza na economia mundial, balança comercial em queda, primeiro semestre de 2012 com produção menor que 2011, índice de confiança do consumidor (ICC) e de serviços (ICS) em queda nos últimos meses, mas com patamar alto, mercado de trabalho robusto, mas com perspectiva duvidosa. 

Apesar do revés nos aspectos destacados acima, as perspectivas colocadas pelo COPOM são favoráveis à atividade econômica nos próximo semestre de 2012 e em 2012. As apostas são na expansão da oferta de crédito (de forma moderada), no alto nível do ICC e na robustez do mercado de trabalho.

Inflação

Para a inflação, o COPOM entende que mesmo com a recente alta da inflação essa tende a mudar a trajetória na direção do centro da meta. 

Em suma, temos a observação de temas que impacta a oferta e a demanda e a projeção do cenário de inflação tendendo ao centro da meta. 

Por que essa atenção em torno da inflação? O COPOM publica esse motivo que transcrevo abaixo: 

“(...) Taxas de inflação elevadas levam ao aumento dos prêmios de risco, tanto para o financiamento privado quanto para o público, e ao encurtamento dos horizontes de planejamento, tanto das famílias quanto das empresas. Consequentemente, taxas de inflação elevadas reduzem os investimentos e o potencial de crescimento da economia, além de terem efeitos regressivos sobre a distribuição de renda. Dito de outra forma, taxas de inflação elevadas não trazem qualquer resultado duradouro em termos de crescimento da economia e do emprego, mas, em contrapartida, trazem prejuízos permanentes para essas variáveis no médio e no longo prazo.”

Crédito

Para os que atuam no mercado de crédito, fica o destaque dado pelo COPOM que conta com esse instrumento para conservação do consumo (das famílias e das empresas) em patamares compatíveis com o crescimento da economia e que deem sustentação para o nível de inflação considerado saudável pelo nosso sistema de metas.

Assuntos relacionados:

créditoinflaçãocopomdci


Seu e-mail não será divulgado.
Leia nossa política de privacidade.


Compartilhe sua opinião no Portal DCI e certifique-se que seu comentário está de acordo as Termos de uso do site.

DCI Entrevista

Cadernos Especiais

Micro, Pequenas e Médias Empresas

Cultura & Entretenimento

Versão eletrônica (03/09/2014)

Assine o jornal impresso e tenha acesso total a versão eletrônica. Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e assine!

DCI no iPad, iPhone e Android

app-apple-store app-google-play
Veja mais: TVB Rádio Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa das Organizações Sol Panamby

Fazer login no DCI






Não possui login? Faça seu cadastro gratuito!

Problemas para acessar?