Finanças
14/11/2017 - 14h00 | Atualizado em 14/11/2017 - 16h16

Google lança aplicativo para pagamento com celular via aproximação

Android Pay está disponível a partir de hoje; Carrefour e Banco do Brasil são alguns dos parceiros na primeira etapa

O presidente do Google Brasil, Fabio Coelho
O presidente do Google Brasil, Fabio Coelho
Foto: Raphael Ferreira

SÃO PAULO - A partir de hoje, os usuários do sistema Android poderão realizar pagamentos em lojas físicas com seu celular pelo Android Pay. O aplicativo está disponível para os donos de cartões Banco do Brasil (crédito e débito), Caixa (débito), Neon (débito), Porto Seguro (crédito) e Brasil Pré-Pagos (débito) com a bandeira Visa.

O aplicativo está disponível em qualquer smartphone com sistema operacional Android KitKat 4.4 e versões posteriores. Depois de instalado, basta adicionar os dados do cartão a ser utilizado nas compras. O intuito é fazer com que o consumidor tenha mais uma opção de compra, mais rápida e segura, já que a pessoa não precisará carregar cartão nem dinheiro.

Para realizar o pagamento por meio do Android Pay, o usuário precisa apenas aproximar seu celular do terminal do lojista, desde que a máquina de cartão tenha suporte da tecnologia conhecida como NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação por aproximação entre os aparelhos.

Ao lançar o serviço, o Google anunciou parceiros de primeira hora como as redes de supermercados Carrefour, as cafeterias Casa do Pão de Queijo e os postos de combustíveis Ipiranga. A diretora de marketing do Carrefour, Silvana Balbo, garantiu que até o fim do ano todas as unidades do mercado estarão aptas para receber pagamentos com essa nova tecnologia.

De acordo com o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, o fato de a empresa ainda não ter como parceiros outros grandes bancos como Santander e Itaú não é estranho. "Isso aconteceu na maioria dos mercados em que entramos. Não chegamos já com todos os grandes players", disse na coletiva de lançamento. O Brasil é o 17º país a contar com o Android Pay e o primeiro na América Latina.

Apesar de não precisar uma data, Coelho garante que a bandeira Mastercard e os cartões do Bradesco estarão disponíveis para os usuários do Android Pay em breve. 

Raphael Ferreira

Imprimir
Publicidade

Caderno Especial

Especial MPE 2017

Versão digital (24/11/2017)

Para assinantes Assine o jornal impresso e tenha acesso total à versão digital.
Versão digital do DCI
Clique e assine hoje mesmo
Publicidade

Nós curtimos

TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa do
© 2017. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.