Internacional
22/11/2016 - 08h56 | Atualizado em 22/11/2016 - 09h11

Decisão de Trump de deixar Parceria Transpacífico abre caminho para a China

Declaração de Trump pareceu aniquilar todas as esperanças para o acordo, uma iniciativa comercial do presidente Barack Obama

Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em evento eleitoral em Nova York, Estados Unidos
Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em evento eleitoral em Nova York, Estados Unidos
Foto: Reuters

TÓQUIO/SYDNEY - A Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) não tem praticamente nenhuma chance de funcionar agora que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, descontinuou o projeto, disseram os proponentes do pacto nesta terça-feira, abrindo caminho para a China assumir a liderança no comércio.

O Japão e a Austrália expressaram seu compromisso com o acordo nesta terça-feira, horas após Trump ter prometido se retirar da Parceria Transpacífico formada por 12 nações em seu primeiro dia no cargo, chamando o acordo de "um desastre potencial para o nosso país".

A declaração de Trump pareceu aniquilar todas as esperanças para o acordo, uma iniciativa comercial do presidente Barack Obama, elaborado durante cinco anos para cobrir 40 por cento da economia mundial.

O TPP, que visa reduzir barreiras comerciais em algumas das economias com o crescimento mais rápido da Ásia e se estender do Canadá ao Vietnã, não pode entrar em vigor sem os Estados Unidos. Ele requer a ratificação de pelo menos seis países que respondam por 85 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) combinado dos países membros.

A China tem buscado promover sua própria versão de um pacto comercial da Ásia-Pacífico, chamado de Parceria Abrangente Econômica Regional (RCEP, na sigla em inglês), que exclui os Estados Unidos. Trata-se de um acordo comercial mais tradicional, que envolve cortar tarifas em vez de abrir economias e estabelecer padrões trabalhistas e ambientais como a TPP faria.

(Por Ami Miyazaki e Tom Westbrook)

Reuters

Assuntos relacionados:

internacionaleuadonald trumpchina
Imprimir
Publicidade

Especial

Especial Leilões & Negócios

Versão digital (18/08/2017)

Para assinantes Assine o jornal impresso e tenha acesso total à versão digital.
Versão digital do DCI
Clique e assine hoje mesmo
Publicidade

Nós curtimos

TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa do
© 2017. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.