 |














|
 |
15/06/09 - 00:00 > TESTE - TECNOLOGIA
Petrobras aposta em "eletroposto" para motos e para carros


Agência Estado
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO - A Petrobras anunciou ter inaugurado na semana passada o seu primeiro posto para abastecimento de motocicletas e carros elétricos, no Rio de Janeiro, em uma iniciativa para iniciar o combate ao agravamento do efeito estufa.
Denominado pela empresa de "Eletroposto", o espaço tem tecnologia produzida em território nacional, e ainda utiliza toda a energia captada por painéis solares. Segundo a empresa, em caso de ausência de luz solar ou demanda de recarga maior do que a projetada, o inversor capta energia da rede externa.
Sem abrir valores, a Petrobras Distribuidora, subsidiária da estatal, indica que a companhia realizou investimentos milionários no desenvolvimento e na produção de combustíveis alternativos, principalmente em biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel.
O centro de serviços atenderá inicialmente às cerca de 180 motocicletas e os 20 automóveis que circulam atualmente no Rio de Janeiro com energia elétrica ou sistemas híbridos e que permitem o uso de eletricidade com outro tipo de combustível. De acordo com a empresa, o número de veículos elétricos no Brasil tem crescido ao ritmo de 50% ao ano. A energia oferecida no Eletroposto é captada por 28 módulos de painéis solares, com capacidade para gerar 184 volts em corrente contínua e disponibilizada em tomadas de 110 ou 220 volts.
Eficiência
Para seguir a onda de aumentar os investimentos em sustentabilidade e reduzir impactos negativos no meio ambiente, o diretor da rede de postos de abastecimentos da BR Distribuidora, Edimário Oliveira Machado, disse, durante o evento de inauguração do espaço, que "trata-se de uma nova iniciativa da Petrobras para colocar em prática seu compromisso com a redução da emissão de dióxido de carbono e a busca da eficiência energética, assim como estimular a pesquisa em energias renováveis", afirmou.
O Eletroposto oferece a possibilidade de recarga de baterias de uma a três horas ou a troca das baterias inutilizadas por outras carregadas. Em geral, uma recarga completa de uma bateria permite uma autonomia média de 40 quilômetros.
Também participou da inauguração do posto o presidente do grupo Zeppini, Carlos Zeppini. A companhia é especializada em equipamentos para instalação de postos.

|
COMENTÁRIOS
|
jbs - jbs.mg@orolix.com.br
Petrobras aposta em "eletroposto" para motos e para carros Eficiência energética com Tecnologia e energia limpa a favor do meio ambiente isso é Educar para Crescer. Responsabilidade Social Petrobras. Parabéns. JBS/Uberlândia MG
|
Comente esta notícia. Aqui, o que vale é a sua visão do que acontece no país e no mundo.
Seu comentário será publicado após revisão da Redação do DCI Online. Textos com palavrões
e/ou ofensas não serão publicados.
Clique
aqui
para comentar
|

|
|
 |
|