Plano de voo Liliana Lavoratti Editora de fechamento
20/03/2017 - 08h26

Mais problemas para resolver

Temer passou o fim de semana discutindo sobre como evitar prejuízos à exportação com a crise gerada pela Operação Carne Fraca

O presidente Michel Temer passou este último domingo discutindo com sua equipe, empresários e embaixadores sobre como lidar e evitar prejuízos à exportação com a crise gerada pela Operação Carne Fraca. Será mais um problema a ser enfrentado nos próximos dias.

Para o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins, o importante, agora, é dar uma satisfação ao povo brasileiro. O governo afirmou que está fazendo os levantamentos para tranquilizar os consumidores. De qualquer forma, parece que os embaixadores europeus estão abertos a ouvir explicações do governo, antes de tomar decisões.

Temer recebe telefonema de Trump

O presidente Temer recebeu na tarde de sábado um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foi a segunda conversa telefônica entre os dois. Trump revelou acompanhar as transformações por que passa o Brasil e cumprimentou o presidente brasileiro pelos resultados já alcançados. Temer sublinhou que uma série de indicadores econômicos mostram a retomada da economia. Eles trataram de temas da atualidade regional e acertaram manter contato regular. O presidente americano manifestou ainda o interesse em receber uma visita de Temer aos EUA.

Faltam estudos sobre impacto...

A reforma trabalhista em debate no Congresso divide opiniões. De um lado, defende-se a reforma da CLT para reduzir custos e burocracia. De outro, teme-se que as mudanças levem à precarização das condições de trabalho. A proposta permitirá corte de jornada e salários, e negociações entre patrões e empregados, intermediado pelos sindicatos. Fernando Biagioni, advogado trabalhista do escritório Jailton Chagas Advocacia, lembra que o sistema vigente, a Justiça do Trabalho, já aceita inúmeras cláusulas negociadas por sindicatos.

...futuro da reforma trabalhista

Ainda de acordo com Fernando Biagioni, os limites existentes atualmente no escopo jurídico, voltados à melhoria da condição social, garantem que cláusulas, mesmo negociadas, com potencial de colocar em risco a saúde do trabalhador, sua dignidade ou seu direito constitucional, não sejam colocadas em prática. "O assunto da reforma trabalhista é complexo. O projeto defendido pelo governo e até agora apresentado, é ausente de estudos e de maior percepção de consequências atuais e futuras para o país e para os trabalhadores e empresas", diz o especialista.

Talento e negócio

Paulo Lima, fundador da revista Trip, comanda o primeiro debate da série "Entendeu?", com Paulo Kakinoff, presidente da Gol, e João Linhares, aluno do Insper, amanhã (21), na capital paulista. Ter talento é apenas um dos pontos chave para o sucesso de um executivo dentro da empresa. "Vamos promover a interação de altos executivos com estudantes do Insper e jovens empreendedores", destaca Jorge Kraljevic, sócio da Signium, que também participa do evento. Com cerca de 200 participantes, o primeiro encontro acontece no Inper.

Liliana Lavoratti é editora de fechamento

liliana@dci.com.br

Imprimir
TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa do
© 2017. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.