A guerra fiscal, que outrora era concentrada nos governos estaduais para atrair indústrias por meio da isenção ou redução do ICMS, está migrando para os municípios e área de serviços. Ontem, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto de lei concedendo benefícios fiscais para empresas aéreas que instalarem centros internacionais de conexões de voos na cidade. A proposta visa atrair o hub que a companhia Latam vai criar no Nordeste. A empresa avalia as condições de Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE) para a instalação do centro de conexões. O projeto isenta ou reduz o ISS para a implantação do hub e toda cadeia desse serviço.





A fome do 'leão' paulista

A recente sinalização da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, de elevar a meta de arrecadação de tributos para este ano, está preocupando o Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp). "A justiça fiscal envolve a dura luta de fazer com que os desonestos paguem impostos, mas aumentar assim a arrecadação em tempos de crise é sujeitar a economia paulista a um sufocamento que fará todo o povo do Estado de São Paulo sofrer", afirma o presidente do sindicato, Alfredo Portinari Maranca.





Retrato atual 

A pesquisa CNI/Ibope, divulgada ontem, mostrou que a popularidade do governo Dilma Rousseff permanece estável na comparação com dezembro passado. A rejeição ao governo (segundo a CNI/Ibope), com o percentual "ruim/péssimo" é o maior desde os últimos anos do governo José Sarney e só 2% dos entrevistados consideram o governo "ótimo", enquanto 54% acham o governo "péssimo". Em linha com as manifestações de "Fica Dilma" e do "Fora Dilma", a avaliação positiva é maior no Nordeste (18%) e o a negativa prevalece no Sudeste (76%). 





Práticas paradesportivas

Neste ano em que comemora 100 anos, a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro cria o Pulsar, um programa de capacitação para profissionais que vão aprender a lecionar práticas esportivas para pessoas com deficiência. A metodologia foi desenvolvida por professores da Universidade de Esportes de Colônia, na Alemanha. O curso de extensão começa em abril e conta com a parceria do Instituto Superar, da Firjan e da Universidade de Esportes de Colônia. A ideia é, após o início do curso no Rio, expandir o programa para São Paulo e outros estados do Brasil.





Clube do Trade

Com o varejo em queda e a indústria em crise, especialistas indicam que o melhor caminho é a educação e a troca de experiências. Por isso, a Involves, empresa catarinense que desenvolve tecnologia para trade marketing, lançou o Clube do Trade, espaço para disseminar boas práticas e materiais educativos, que tornem as estratégias da indústria e do varejo mais articuladas e assertivas. A empresa, que cresceu 158% no ano passado, conta com 8% da base de clientes em SC, entre eles nomes como Parati, Intelbras e Cecrisa. 





Liliana Lavoratti, editora-fechamento

liliana@dci.com.br