A novidade para 2015 é a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que eliminará a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica  e a impressão do Livro de Apuração do Lucro Real e terá como base o ano de 2014. A ECF é o arquivo eletrônico que traz dados como lucro e entradas e saídas de mercadorias, prevista desde 2010 pela Receita, e institui alterações na forma de apuração da CSLL, IRPJ, PIS e da COFINS. Trata-se de uma obrigação acessória anual que deve ser entregue até 31/7/2015. Na prática, devem ser informadas todas as operações contábeis e fiscais relacionadas à composição da base de cálculo para apuração do IRPJ e da CSLL (e-Lacs).

 

O arquivo eletrônico



Para que não ocorram incorreções nos dados é imprescindível um diagnóstico dos processos internos. As adaptações devem ser feitas antes de gerar as informações. Se a empresa deixar as providências para reta final, só restará o envio das informações e correr o risco de alguma incoerência, se houver o cruzamento dos dados. A ECF é obrigatória para todas as pessoas jurídicas, as imunes e isentas, tributadas pelo lucro real,  arbitrado ou presumido. As optantes pelo Simples estão de fora, assim como os órgãos e fundações públicas, autarquias e também as PJ inativas.

 

Encontro de negócios na Bahia



O Clube dos Seguradores da Bahia receberá em seu último encontro de 2014, no próximo dia 21, o presidente do Clube de Vida em Grupo do Paraná, David Novloski,  e também o presidente do CVG-RJ, Marcelo Holanda. Reconhecidos por suas vastas experiências no seguro de Vida, eles conversarão com os corretores presentes ao encontro  no Hotel Fiesta, em Salvador, que contará com cerca de  200 profissionais de seguros. "Todos vocês estão convidados para essa grande festa", diz o presidente do Clube dos Seguradores da Bahia e executivo da Previsul, Fausto Dórea.

 

3ª Conferência  de Investimento Anjo



No próximo dia 24, São Paulo receberá a terceira edição da Conferência Nacional de Investimento Anjo para discutir e desmistificar a imagem do investidor anjo e maximizar o investimento em negócios de alto impacto. No evento, organizado pela Anjos do Brasil  (www.anjosdobrasil.net), serão apresentados dados referentes ao mercado no ano 2013/2014. O encontro  reunirá investidores, empreendedores, empresários, entidades de fomento ao empreendedorismo, aceleradoras e incubadoras, além de representantes do governo no auditório da (FGV).

 

Novo tipo de aço automotivo



A Gerdau, maior fornecedora mundial de aços especiais para indústria automotiva, desenvolveu um novo tipo de aço microligado (DIN 30MnVS6) que proporciona altos ganhos de produtividade e redução de perdas metálicas na fabricação de pino bola, componente utilizado no sistema de direção de automóveis. O novo aço microligado é fornecido a empresas do setor de autopeças e diminui de sete para quatro as etapas de fabricação, contribuindo para uma redução de cerca de 20% nos custos de produção do componente.