19/12/2013 - 18h55 | Atualizado em 19/12/2013 - 19h12

Campanha #doeumlivro, nascida no twitter, lança o Restaurant Book

SÃO PAULO - Evento garante 10% de desconto no total da conta a quem levar um ou mais livros para doação aos bares, restaurantes e até casas noturnas

Logo da campanha
Logo da campanha
Foto: Divulgação

SÃO PAULO - Mais uma vez o twitter, com seus parcos 140 toques mostra que pode ser um poderoso aliado da cultura e da sociedade como um todo. A campanha #doeumlivro, nascida no twitter, que chegou em quatro edições à marca de 750 mil livros recebidos, este ano recebeu o reforço do setor de Bares e Restaurantes. Surgiu o Restaurant Book.

Para o diretor de divulgação da campanha e um dos organizadores da campanha, José Luiz Goldfarb, a entrada de bares e restaurantes cria perspectivas de recebimento de livros em todo o País. “Inicialmente estamos com 20 casas em São Paulo, mas nossa expectativa é que até o final da campanha, em 31 de janeiro de 2014, cerca de 120 estabelecimentos, estejam participando”, diz.

Idealizado pelo jornalista e cronista Airton Gontow, o Restaurant Book, que tem o sugestivo slogan de “o livro é o alimento da alma”, dá 10% de desconto no total da conta a quem levar um ou mais livros aos bares, restaurantes e até casas noturnas cadastradas no blog http://doeumlivrononatal.blogspot.com.br. “Em quatro anos da #doeumlivro recebemos cerca de 750 mil livros”, afirma Goldfarb. “E isso que não são aceitos livros didáticos”, acrescenta. 

A #doeumlivro nasceu no twitter para doações durante a época de natal e logo ampliou o prazo. Rapidamente ganhou às ruas por meio de parceiros, como agora o setor da gastronomia. “Dizem que quando os livros estão parados e fechados há muito tempo em uma estante, até as almas dos escritores sofrem. Nada melhor do que doar e fazer o bem para os escritores, para si mesmo e, claro, para quem recebe as obras”, diz Airton Gontow.

O bar Mortadela Brasil, localizado no Mercado Municipal Paulistano de São Paulo, o Mercadão, apoia a iniciativa pelo terceiro ano consecutivo: “Damos 10% de desconto na conta de quem apoia a campanha com um ou mais livros”, afirma Maurício de Freitas, sócio da casa.  “Nos dois anos anteriores conseguimos arrecadar milhares de livros. Agora aderimos novamente pela importância que o livro tem como formador do indivíduo e da sociedade como um todo”, completa.

As obras arrecadadas serão distribuídas em comunidades carentes, além de bibliotecas publicas e escolas.  Este, ano a campanha tem novamente o apoio da Fundação Abrinq e da Sempre um Papo.

“A #doeumlivro é exemplo de como as redes sociais que se formam no twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade", afirma Goldfarb, que ao lado de Laura Furquim Xavier, Heber Dias de Souza e Milene Caldeira, organizam o evento.

Confira as casas participantes da campanha

As casas que participam do Restaurant Book são as seguintes: Aneto, As Noviças, Club Piratininga (só os bailes de sábado), Bar Brahma (Centro e Aeroclube), Bar Léo, Bar Mortadela Brasil, BigXPicanha (Santana e Pinheiros), Bar O Torcedor, Bucatini, Caffè Ristoro Casas das Rosas, Caluma, Chuletão Grill & Pizza, Consulado da Bahia, Consulado Mineiro (da Cônego Eugênio Leite), Dona Lucinha, Forneria do Santa, Hamburgueria Capital, Lanchonete Dizzy (Santana e Vila Maria), Lellis Trattoria e O Compadre. 

 

Imprimir
TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa do
© 2017. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.