Política
19/06/2017 - 19h12 | Atualizado em 19/06/2017 - 19h34

Temer entra com ações contra Joesley Batista por calúnia e pede indenização

Presidente articulou com aliados uma reação às acusações feitas pelo empresário e a medida judicial era uma das providências anunciadas

Temer durante evento em Brasília
Temer durante evento em Brasília
Foto: Reuters

BRASÍLIA - O presidente Michel Temer entrou nesta segunda-feira com duas ações contra o empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, uma na área criminal e a outra na cível, por conta da entrevista publicada no fim de semana em que Joesley, delator da Lava Jato, chama o presidente de "chefe de organização criminosa".

Em uma das ações, protocolada na Justiça Federal do Distrito Federal, Temer pede a condenação do empresário por injúria, calúnia e difamação e o caso foi distribuído à 12ª Vara Federal.

Os advogados do presidente argumentam nesta ação que o real objetivo de Joesley ao mentir e acusar Temer na entrevista era obter "o perdão dos inúmeros crimes que cometeu, por meio de um generoso acordo de delação premiada" que o manteve livre de qualquer acusação, vivendo fora do país com um "substancial patrimônio".

Na outra ação, esta na área cível, o presidente pede que o empresário lhe pague indenização por danos morais após a entrevista que deu à revista Época.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), onde o caso foi protocolado e distribuído à 10ª Vara Cível, Temer não pediu um valor específico de indenização, solicitando que o juiz do caso arbitre o valor a ser pago, o qual o presidente se compromete a doar para uma instituição de caridade.

O advogado que representa Temer neste caso, no entanto, lembra no pedido de indenização que Joesley tem "patrimônio bilionário".

No sábado, após a divulgação da entrevista, Temer articulou com aliados uma reação às acusações feitas por Joesley e a ação na Justiça era uma das providências anunciadas.

(Reportagem de Ricardo Brito, em Brasília, e Eduardo Simões, em São Paulo)

Reuters

Imprimir
Publicidade

Caderno Especial

Especial Franquias 2017

Versão digital (23/06/2017)

Para assinantes Assine o jornal impresso e tenha acesso total à versão digital.
Versão digital do DCI
Clique e assine hoje mesmo
Publicidade

Nós curtimos

TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa do
© 2017. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.