Indústria
06/08/2012 - 00h00 | Atualizado em 06/08/2012 - 01h41

Segunda fase da Brix está próxima do início

SÃO PAULO - A plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica Brix completou um ano de operações e em seu balanço das atividades destes 12 meses

MAURÍCIO GODOI

SÃO PAULO - A plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica Brix completou um ano de operações e em seu balanço das atividades destes 12 meses disse que tem como próxima meta lançar contratos com liquidação financeira e ampliar o volume de negócios de longo prazo, que hoje representa 25% do total transacionado. De acordo com a empresa, desde julho do ano passado foram negociados cinco milhões de megawatts-hora (MWh) , em mais de 4,5 mil transações, que totalizaram R$ 500 milhões.

"Esses resultados são excelentes, confirmam a consolidação da plataforma e nos deixam confiantes para avançar rumo à próxima fase da Brix", afirmou o CEO da empresa, Marcelo Mello. Para o executivo, o sucesso é resultado da forte adesão dos agentes do Ambiente de Contratação Livre (ACL) e da confiança no modelo inovador de negociação introduzido no mercado.

Mello costuma contar que antes das operações por meio da plataforma eletrônica, as negociações eram feitas essencialmente por telefone, o que trazia lentidão e maior custo para as transações.

Atualmente, a Brix afirma contar com 120 Participantes, que equivalem a cerca de 250 agentes do ambiente de contratação live, entre eles estão consumidores, geradores e comercializadores.

Em entrevista ao DCI em abril, Mello disse que no segundo ano a Brix começaria a planejar a formação de uma bolsa de energia. Para alcançar essa meta, a segunda fase consistiria em começar a negociar contratos com liquidação financeira, fato que necessita da entrada de grandes bancos.

no projeto. Ele havia sinalizado na ocasião que essa fase aconteceria ainda este ano, sendo que a bolsa ficaria para a terceira etapa.

 

Imprimir
Publicidade

Caderno Especial

Versão digital (31/10/2014)

Para assinantes Assine o jornal impresso e tenha acesso total à versão digital.
Versão digital do DCI
Clique e assine hoje mesmo
Publicidade

Nós curtimos

TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa das Organizações Sol Panamby
© 2014. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.