Serviços
06/09/2012 - 00h00

Anatel quer plano único para serviço de telefonia

SÃO PAULO - Para acabar com possíveis confusões geradas pelos diversos planos criados pelas operadoras de telefonia móvel, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estuda estimula

Maria Carolina De RéAgências

SÃO PAULO

Para acabar com possíveis confusões geradas pelos diversos planos criados pelas operadoras de telefonia móvel, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estuda estimular regras para uniformizar cobranças obrigando operadoras a oferecerem um plano único aos clientes.

A mudança ainda não é oficial, mas já está em tramitação e deve ser encaminhada para consulta pública nas próximas semanas. Além de modificar os planos, as novas regras buscam dar transparência para as faturas enviadas aos usuários.

Pelas regras atuais, as companhias são obrigadas a oferecer um plano básico, ou seja, com serviços mínimos exigidos pela Anatel, e têm liberdade para criar seus planos alternativos. Se as mudanças forem aprovadas as operadoras terão que oferecer um plano único, com componentes obrigatórios a serem definidos pela Anatel e as faturas terão que discriminar cada serviço contratado pelo usuário, o valor pago e o quanto foi usado por ele.

O presidente da Anatel, João Rezende, declarou que a mudança pode garantir maior transparência nas contas . "Esse é o espírito geral, que os usuários consigam entender melhor a conta do serviço móvel", disse. O novo regulamento também proibirá os descontos em um único serviço para um determinado usuário.

Assuntos relacionados:

telecomunicações
Imprimir
Publicidade

Caderno Especial

Versão digital (24/10/2014)

Para assinantes Assine o jornal impresso e tenha acesso total à versão digital.
Versão digital do DCI
Clique e assine hoje mesmo
Publicidade

Nós curtimos

TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa das Organizações Sol Panamby
© 2014. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.