Serviços
06/09/2017 - 19h03 | Atualizado em 06/09/2017 - 19h03

Empreendedor cria aplicativo para banhistas do Rio de Janeiro

Plataforma on-line tem caráter colaborativo, alertando ao usuário desde problemas relacionados a acessibilidade até sobre a presença de ambulantes

Aplicativo Smart Beach funciona como um marketplace para as praias do Rio de Janeiro
Aplicativo Smart Beach funciona como um marketplace para as praias do Rio de Janeiro
Foto: Dreamstime

SÃO PAULO - Receoso em deixar sua filha pequena sozinha na praia enquanto procurava um quiosque para beber e comer, Leonardo Soares decidiu criar o aplicativo SmartBeach. Trata-se de um marketplace voltado para regiões litorâneas do Rio de Janeiro.

A ideia, que surgiu em 2014 e foi amadurecendo com pesquisas de mercado, começou a ser desenvolvida por Soares e seus sócios, Allan Miranda e Rodrigo Vinícius. O negócio começou com capital dos próprios fundadores.

O sistema atualmente tem cerca de 2 mil usuários e conecta vendedores de bens e serviços à banhistas. "Nosso plano é consolidar a operação no Rio de Janeiro, através da ampliação da base de parceiros e clientes, com foco em expandir para outras praias e regiões do Brasil em 2018", diz Soares.

A plataforma on-line possibilita a colaboração entre os usuários por meio da publicação de alertas. Os avisos são sobre problemas de correnteza do mar, questões de segurança, qualidades da água e areia e acessibilidade para deficientes físicos.

Para monetizar, o aplicativo cobra um percentual sobre as transações realizadas dentro do sistema e também conta com taxas para marketing. A porcentagem que recai sobre as operações não foi divulgada.

Para o consultor do Sebrae-SP Fabiano Nagamatsu, mesmo com a crise, o turismo do Rio de Janeiro é importante para aplicativos com este tipo de proposta.

"Aplicativos voltados para o marketplace têm facilidades em termos de segurança e comodidade", diz Nagamatsu. O consultor também destaca a facilidade das transações serem feitas dentro do sistema, dispensando a necessidade de dinheiro vivo.

O aplicativo está disponível para download nos sistemas iOS e Android. A empresa não divulgou o faturamento.

João Vicente Ribeiro

Imprimir
Publicidade

Caderno Especial

Especial MPE 2017

Versão digital (17/11/2017)

Para assinantes Assine o jornal impresso e tenha acesso total à versão digital.
Versão digital do DCI
Clique e assine hoje mesmo
Publicidade

Nós curtimos

TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa do
© 2017. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.