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10/01/2017 - 10h30

Startup cria ferramenta para potencializar assertividade de marketing digital

Ferramenta da Bonuts permite a empresa mediar participação de usuários das redes sociais em promoções, para evitar que propósito de campanhas seja desvirtuado

Os fundadores da Bonuts
Os fundadores da Bonuts
Foto: Divulgação

SÃO PAULO - Evitar que campanhas de marketing nas redes sociais fujam do controle de quem as promove é o foco da startup paranaense Bonuts. Os fundadores desenvolveram uma ferramenta para tornar essas ações mais eficientes.

Ao observar a tendência das empresas de realizar cada vez mais campanhas nas redes sociais, seja por meio de hashtags ou de estímulo ao compartilhamento de fotos para concorrer a prêmios, Renata Chemin notou algumas melhorias que poderiam ser implementadas para tornar esse método mais eficiente.

Renata, que fundou a startup com outros dois sócios, cita um exemplo malsucedido da polícia de Nova York. No início de 2014 o Twitter bombou com a #myNYPD., uma ação promovida pela própria corporação. A intenção era que a população da cidade compartilhasse fotos mostrando o bom relacionamento dos cidadãos com os agentes. Mas não foi i que aconteceu. Milhares de internautas usaram a hashtag para desmoralizar a polícia, por meio de fotos mostrando a truculência dos agentes. A campanha viralizou e se transformou num protesto. Depois desse episódio, ficou claro que instituições e empresas tinham que tomar cuidado na hora de interagir com o público nas redes sociais.

Por meio do Twitter e do Facebook, a Bonuts promete justamente isso: ajudar as companhias a ter campanhas de marketing bem sucedidas. Os empreendedores desenvolveram uma ferramenta e a disponibilizam no site ou aplicativo da marca em questão.

O processo de postagem é todo feito por conta de uma mediação feita pela Bonuts - ou seja, para participar de uma campanha promocional, por exemplo, a pessoa terá de submeter a imagem a uma avaliação. "As hashtags ou posts por fora da nossa plataforma não entram na promoção", explica Renata.

A ideia da empresa é também incentivar seus clientes a gastar menos com famosos e a se promover com clientes reais. "Quem melhor para divulgar do que o próprio cliente?", questiona a fundadora.

O consumidor pode adicionar um filtro à imagem e mandar para participar da promoção. Caso o conteúdo esteja de acordo com as regras prévias, definidas pela empresa contratante, a Bonuts autoriza o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais. Geralmente a empresa seleciona as melhores fotografias e presenteia os vencedores com algum benefício.

No final a marca recebe todos os números da campanha, como a quantidade de fotos tiradas e as aprovadas, além do engajamento total, medido pelas curtidas e pelo compartilhamentos que as imagens tiveram.

"Normalmente o sucesso é medido pelo número de fotos. A gente vende um número fechado, até para proteger o orçamento da marca", conta. 

Aceleração

A Bonuts passou por uma aceleração do programa InovAtiva Brasil no ano passado. Renata atribui aos mentores a rápida evolução da startup. "Eles nos ajudaram muito na hora de montar a apresentação comercial, na precificação e nas estratégias de crescimento", diz.

A startup foi selecionada para a fase final, com 125 participantes, e depois ainda foi escolhida como uma das 14 que mais se destacaram no período da aceleração. Os empreendedores finalistas participaram em dezembro de um demo day, para apresentar seus projetos.

"No dia do pitch a gente tinha 20 dias de lançamento e mais de 500 fotos postadas", conta Renata. Apesar de ainda não ter fechado um investimento, a Bonuts foi a campeã nesse demo day, que contou com possíveis investidores como jurados. Segundo ela, várias agências de marketing procuraram a startup para negociar campanhas para seus clientes.

Apesar de ter iniciado a operação há apenas dois meses, os empreendedores já fizeram três campanhas. Essas iniciativas tiveram mais de 700 fotos compartilhadas e 100 mil pessoas impactadas, afirma Renata.

 

Raphael Ferreira

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