Serviços
29/12/2016 - 07h00 | Atualizado em 29/12/2016 - 09h24

Startup vende passagens aéreas com desconto para quem viaja em cima da hora

Sócios lançaram NaHora.com com foco em ingressos para shows, mas ajustaram modelo durante programa de aceleração e, assim, venceram Demo Day do 18º programa da Startup Farm

Os fundadores da NaHora.com
Os fundadores da NaHora.com
Foto: Divulgação

SÃO PAULO - A startup NaHora.com reúne em sua plataforma passagens aéreas com data de embarque próxima e oferece descontos de até 50% para tíquetes adquiridos no máximo 15 dias antes da viagem.

Com esse modelo de negócio, que também é positivo para as companhias aéreas porque ajuda a elevar a taxa de ocupação nos voos, os sócios venceram o Demo Day da aceleradora de negócios Startup Farm.

A premiação reconheceu a startup como a mais preparada para o mercado entre as onze participantes do seu 18º programa de aceleração. As equipes foram escolhidas entre as 900 inscritas e passaram por cinco semanas de acompanhamento.

A ideia da NaHora.com teve inicio quando os três sócios pensaram em desenvolver vendas no modelo last minutes, mais conhecido nos Estados Unidos, onde empresas vendem ingressos mais baratos para quem tem disponibilidade para comprar em cima da hora.

Os empreendedores, porém, não sabiam em qual nicho atuar. "Inicialmente focamos em cinema e teatro", diz Maria Alice, uma das fundadoras. As cinco semanas que passaram em São Paulo na aceleração foram, segundo ela, fundamentais, porque as mentorias levaram os empreendedores a focar em passagens aéreas.

Destacando como as companhias aéreas sofrem com a elevada ociosidade de assentos, e como a NaHora.com  pode ajudá-las a resolver esse problema, a startup foi a vencedora no Demo Day.

O Nahora.com funciona de forma simples. "Mostramos voos (nacionais e internacionais) em nosso site para quem quer voar em até 15 dias", explica Maria Alice. A empresa tem parceria com companhias aéreas.

Apesar do crescimento da taxa de ocupação nos voos domésticos, saindo de 69% para 80% nos últimos dez anos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ainda há um número considerável de cadeiras que podem ser ocupadas.

O modelo de negócios da startup para monetizar é cobrar uma porcentagem das vendas. O site começou a operar recentemente, no dia 26 de novembro - e só nas três primeiras semanas foram realizados 600 pedidos.

O Demo Day

O evento, do qual só participaram as finalistas da 18ª aceleração da Startup Farm, contou com potenciais investidores. Os empreendedores apresentaram seu negócio por meio de pitch. Uma das apoiadoras do evento foi a Visa. "Estudamos caso a caso e todos os participantes têm reunião com a gente para entendermos o negócio e como conseguimos ajudá-los", diz o diretor de inovação da Visa, Érico Fileno.

Os sócios do NaHora.com surpreenderam os investidores ao destacar que a solução ajudaria a resolver um problema das companhias aéreas.Outro diferencial mencionado é que, para o consumidor, o preço que aparece no site já tem taxas inclusas, ou seja, o valor não muda na hora do pagamento. "Como consumidores já sofremos com isso. Na hora de pagar, a passagem ficava cara", afirma Maria Alice.

A segunda colocada no Demo Day foi a Otimiza Benefícios, que faz a gestão de vale transporte para empresas e promete uma economia média de 42%. Na terceira posição ficou a Incentiv, uma plataforma que permite a pessoas e empresas selecionar onde querem investir parte de seus impostos, viabilizando projetos de alto impacto.

 

Raphael Ferreira

Imprimir
Publicidade

Caderno Especial

Especial MPE 2017

Versão digital (21/08/2017)

Para assinantes Assine o jornal impresso e tenha acesso total à versão digital.
Versão digital do DCI
Clique e assine hoje mesmo
Publicidade

Nós curtimos

TVB Nova Brasil FM Rádio Central AM
Uma empresa do
© 2017. DCI Diário Comércio Indústria & Serviços. Todos os direitos reservados.