Uber testa em São Paulo gravação das viagens em vídeo

Serviço, já lançado em onze cidades do País, busca aumentar a segurança de motoristas parceiros e também dos usuários

Para fortalecer a segurança de motoristas parceiros, a Uber deu largada, nesta segunda-feira, 19, em São Paulo, a um piloto de gravação de vídeo com o aplicativo, durante as viagens. O objetivo do recurso, disponibilizado por meio de um app parceiro, é permitir que motoristas usem a própria câmera do celular para, quando assim desejarem, gravar todas as viagens feitas com a Uber.

A ferramenta já tinha sido lançada em Aracaju (SE). Depois, passou a ser testada também em Campo Grande (MS), Natal (RN), Maceió (AL), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Campinas (SP), no Recife (PE) e em Porto Alegre (RS). Agora, além de São Paulo, chega também a Belo Horizonte (MG). A filmagem das viagens, via smartphone, está sendo testada como uma nova alternativa para o registro das viagens. Uma vez implementada, a solução fica disponível a qualquer um que queira dirigir com o app, em qualquer lugar.

"Desde que a Uber definiu, em âmbito global, a segurança como sua prioridade, temos continuamente buscado testar novas tecnologias que nos ajudem a avançar nesse tema", explica a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods, por meio de nota. "Queremos entender se essa tecnologia de gravação de imagens pode contribuir para que motoristas parceiros e usuários tenham ainda mais tranquilidade para continuar usando a Uber, claro que sempre respeitando as normas de privacidade".

Como funciona a Uber em vídeo?

O piloto começou com um grupo reduzido e será aos poucos expandido até chegar a todos os motoristas parceiros de São Paulo. Os parceiros podem deixar esse piloto a qualquer momento. Os usuários conectados aos motoristas participantes do teste também são informados de que sua viagem pode estar sendo gravada, para que possam optar por cancelar e buscar outro parceiro, se assim preferirem. A iniciativa passou pela chancela da área de Privacidade da Uber, para assegurar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados.

Assim como já ocorre no recurso de gravação de áudio, lançado em âmbito nacional recentemente, a gravação de vídeo também permanecerá criptografada no celular, sem que ninguém possa acessá-la. Nem mesmo o próprio motorista, que não possui a chave da criptografia. Quando o motorista parceiro enviar o arquivo via Wi-Fi ou rede móvel, ele ficará armazenado com a Uber, que terá acesso apenas às informações básicas do parceiro e data/horário da gravação, mas sem nenhum dado sobre usuários.

Se, mais tarde, o parceiro decidir abrir uma reclamação de segurança, ele terá a opção de adicionar o vídeo. Só então a Uber,  que tem a chave da criptografia, terá acesso às imagens. Além do chamado aberto pelo próprio parceiro para solicitar uma investigação à Uber, só as autoridades competentes poderão ter acesso às imagens, na forma da lei.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes