BNDES: Prorrogação de consulta pública sobre crédito para inadimplentes

A consulta pública do BNDES se destina para a venda de títulos inandimplentes de instituições financeiras. O prazo é até hoje (9).

O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, prorrogou o prazo final de consulta pública. Sendo assim, por meio do leilão acontecerá o processo de carteira de créditos inadimplentes. O prazo terminava em 30 de outubro, mas teve prorrogação até hoje (9).

Ao todo, até 332 contratos de 260 devedores irão para leilão. Isso corresponde a R$ 164 milhões. Isso porque tais títulos possuem entre cinco e 20 anos de atrasos em pagamentos.

Consulta pública do BNDES

Dessa forma, a consulta pública do BNDES é para a venda de títulos já perdidos nos balanços contábeis, os chamados "créditos podres". Contudo, o BNDES avalia a comercialização dos títulos por valores muito menores que o preço inicial.

“Os direitos creditórios vencidos e não pagos são oriundos de operações de financiamentos celebradas por intermédio de outros agentes financeiros já liquidados, que foram transferidos para o BNDES por sub-rogação legal”, diz o BNDES. Alguns exemplos das instituições financeiras originárias desses “créditos podres” são Banco Royal, Banco Santos Neves, Crefisul e Banco Santos.

Todos são títulos de crédito sem garantias. Além disso, houve notificação individual dos devedores. Depois disso, todos os "créditos podres" foram ativos e com abordagem para regenociações em 2007, 2009 e 2011. Mas também, condições especiais com incentivos em 2015 e agora, em 2020.

Após o fim da consulta pública, os bancos que possuem os títulos podem optar pelo leilão. Sendo assim, haverá lançamento do edital em dezembro de 2020, segundo a previsão do BNDES. Em seguida, acontecerá a abertura do prazo para qualificação de investidores interessados  ainda em dezembro.

Por fim, no início de janeiro de 2021, serão divulgados os investidores qualificados segundo os requisitos do edital. O BNDES estima que até o fim de março acontecerá o leilão, conforme o modelo colocado em consulta.

Sendo assim, vale ressaltar que os títulos terão venda em forma de leilão público.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes