Publicado em

CINGAPURA (Reuters) - Cingapura vai elevar gradualmente a idade mínima para aposentadoria em três anos para 65 anos, afirmou o primeiro-ministro no domingo.

A idade para aposentadoria vai aumentar para 63 anos em 2022 do limite atual de 62 anos, e vai chegar a 65 anos até 2030, disse o primeiro-ministro Lee Hsien Loong.

Cingapura, que tem a maior expectativa de vida ao nascer do mundo, está ficando mais dependente de seus residentes mais velhos na medida em que a taxa de natalidade cai e o trabalho para estangeiros é restrito.

"A maioria dos mais velhos de fato não querem parar de trabalhar", afirmou o primeiro-ministro. "Estamos saudáveis por mais tempo e vivendo mais, mas não queremos passar mais tempo aposentados."

"E muitos de nós queremos acumular uma reserva maior para quando eventualmente aposentarmos."

Cingapura também vai elevar a idade para o chamado reemprego, de 67 anos para 70 anos até 2030. Sob a lei do re-emprego, as empresas em Cingapura devem oferecer a empregados a opção de continuar a trabalhar até a idade de 67 anos.

Lee disse que o serviço público vai elevar sua idade de aposentadoria e de reemprego um ano mais cedo, em 2021

O primeiro-ministro fez o anúncio durante discurso anual no Dia Nacional, quando ele relacionou políticas e prioridades do governo.

Cingapura está enfrentando perspectivas de desaceleração do crescimento este ano, tendo reduzido sua projeão de crescimento para este ano na última semana, em meio a temores de uma recessão na cidade-Estado que tem sido duramente afetada pela guerra comercial EUA-China.

Lee disse que, apesar de a situação atual não demandar medidas de estímulo imediatas, o governo responderá com as intervenções necessárias caso o cenário se deteriore.