Publicado em

XANGAI/Hong Kong (Reuters) - Os índices acionários da China começaram a semana em tom mais fraco, com incertezas em torno das negociações comerciais sino-americanas diminuindo o apetite pelo risco nesta segunda-feira.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,1%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,1%.

Os Estados Unidos e a China classificaram as negociações de dois dias da semana passada como "produtivas" e "construtivas", com o escritório do Representante de Comércio dos EUA dizendo que as negociações de alto nível ocorrerão em outubro, conforme planejado anteriormente.

No entanto, o apetite dos investidores por ativos de risco foi reduzido depois que autoridades chinesas cancelaram inesperadamente uma visita a fazendas em Montana e no Nebraska, nos EUA.

Especialistas em comércio, executivos e autoridades do governo dos dois países disseram que, mesmo que as negociações de setembro e outubro produzam um acordo provisório, a guerra comercial EUA-China se endureceu em uma batalha política e ideológica que é muito mais profunda do que as tarifas e pode levar anos para ser resolvida.

A falta de progresso nas negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo levou os investidores a vender ações no curto prazo, após uma forte alta no índice de referência de Xangai desde o início de agosto, disse Zhang Qi, analista da Haitong Securities.

A maioria dos analistas da China observou que uma maior deterioração nas relações comerciais EUA-China pode ser um risco de queda importante para o mercado de ações.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,81%, a 26.222 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,98%, a 2.977 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,14%, a 3.890 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,01%, a 2.091 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,10%, a 10.919 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,52%, a 3.143 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,28%, a 6.749 pontos.

(Por Luoyan Liu e Noah Sin)