Publicado em

(Reuters) - A penúltima edição do Mundial de Clubes da Fifa no formato atual com sete times começará em 11 de dezembro no Catar, e a final acontecerá 10 dias depois, anunciou a entidade nesta sexta-feira.

A federação internacional de futebol disse que reformará o torneio para que tenha 24 times a partir de 2021, e o Catar sediará as duas últimas edições à moda antiga como eventos de teste para a Copa do Mundo, que o Estado do Golfo Pérsico organizará em 2022.

Três times já estão confirmados no Mundial deste ano: o campeão europeu Liverpool, o Monterrey, campeão da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), e o Hienghene Sport, da Oceania. O clube que representa os anfitriões dependerá da Liga dos Campeões da AFC, ainda em andamento.

"Se um time do Catar for campeão, ele se classifica diretamente para a segunda rodada... e o segundo lugar disputa a partida inaugural contra o Hienghene Sport em 11 de dezembro", disse a Fifa em um comunicado.

"Se o vencedor da Liga dos Campeões da AFC não for um clube do Catar, o atual detentor do título da primeira divisão do campeonato catari, Al Sadd SC, disputará a partida inaugural contra o Hienghene Sport".

Os times participantes da África, Ásia e América do Sul serão determinados nos próximos meses.

O sorteio da segunda rodada e das partidas de semifinal acontecerá na sede da Fifa, em Zurique, no dia 16 de setembro.

O Liverpool entra na competição na fase semifinal e encara o vencedor da segunda rodada em 18 de dezembro.

(Por Shrivathsa Sridhar, em Bengaluru)