Publicado em

(Reuters) - Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Virgil Van Dijk estão na lista final do prêmio de Jogador do Ano da Uefa, anunciou a entidade que comanda o futebol europeu nesta quinta-feira.

Enquanto Cristiano, que já o recebeu três vezes, constou de todas as listas finais desde que o prêmio foi criado, em 2011, o zagueiro Van Dijk concorre pela primeira vez depois de ajudar o Liverpool a conquistar o título da Liga dos Campeões na temporada passada.

Van Dijk foi eleito Jogador da Temporada na liga inglesa e Jogador do Ano dos Jogadores, e foi essencial para o sexto triunfo europeu do Liverpool.

Duas vezes premiado, Messi foi o artilheiro tanto do Campeonato Espanhol (36 gols) quanto da Liga dos Campeões (12 gols) na última temporada, mas seu Barcelona caiu na semifinal diante do Liverpool, que superou um déficit de três gols na partida de volta.

Cristiano, que acumula cinco troféus da Liga dos Campeões, não se saiu tão bem em sua primeira campanha com a Juventus na Europa, já que o time italiano perdeu para o Ajax Amsterdã nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Mas ele ajudou a Juve a conquistar seu oitavo título italiano seguido com 21 gols e foi escolhido Jogador Mais Valioso da liga.

O tricampeão Olympique de Lyon dominou a lista final feminina com as indicações da atacante Ada Hegerberg, da lateral direita Lucy Bronze e da meio-campista Amandine Henry.

Ada foi a primeira vencedora da Bola de Ouro feminina no ano passado.

Os prêmios serão entregues durante a cerimônia de sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões em Mônaco no dia 29 de agosto.

(Por Rohith Nair em Bengaluru)