Dinamarca planeja sacrificar 15 milhões de animais para evitar o covid-19

O governo da Dinamarca planeja sacrificar 15 milhões de visons para minimizar o risco de re-transmissão do novo coronavírus para humanos.

Dinamarca planeja sacrificar 15 milhões de animais para evitar o coronavírus.

O primeiro ministro da Dinamarca disse na quarta-feira (4) que o governo quer abater todos os 15 milhões de visons nas fazendas dinamarquesas, para minimizar o risco de re-transmissão do novo coronavírus para humanos.

Mette Frederiksen disse que um relatório de uma agência governamental que mapeia o coronavírus na Dinamarca mostrou uma mutação no vírus encontrada em 12 pessoas no norte do país que foram infectadas por visons.

De acordo com o Ministro da Saúde, Magnus Heunicke, metade dos 783 casos humanos de covid-19 no norte da Dinamarca "estão relacionados" ao vison.

“É muito, muito sério”, disse Frederiksen. “Assim, o vírus mutante em visons pode ter consequências devastadoras em todo o mundo”.

A Dinamarca é um dos principais exportadores de pele de vison do mundo, produzindo cerca de 17 milhões de peles por ano. A Kopenhagen Fur, uma cooperativa de 1.500 criadores dinamarqueses, é responsável por 40% da produção global de visons. Além disso, a maior parte de suas exportações vai para China e Hong Kong.

De acordo com as estimativas do governo, o abate dos 15 milhões de visons do país pode custar até 5 bilhões de coroas (US$ 785 milhões). O chefe da polícia nacional, Thorkild Fogde, disse que "isso deve acontecer o mais rápido possível".

 

Dinamarca planeja sacrificar
Imagem: reprodução / pixabay

Dinamarca planeja sacrificar 15 milhões de visons

O ministro da alimentação dinamarquês, Mogens Jensen, disse que 207 fazendas estão infectadas. Além disso, a doença se espalhou por todo o oeste da península da Jutlândia.

No mês passado, a Dinamarca começou a abater milhões de visons no norte do país. Contudo, o governo prometeu compensar os agricultores.

O país registrou 50.530 infecções confirmadas por covid-19 e 729 mortes.

Um total de 207 das 1.139 fazendas de peles na Dinamarca foram infectadas com covid-19, o que motivou o anúncio. Como resultado, milhões de visons serão mortos.

O grupo de bem-estar animal Humane Society International aplaudiu o primeiro-ministro por tomar "uma medida tão essencial e baseada na ciência para proteger os cidadãos dinamarqueses". Bem como disseram esperar que a perda de tantos visons para o coronavírus faça com que as fazendas de peles saiam do mercado.

“Embora a morte de milhões de visons - para conter a covid-19 ou para obter peles - seja uma tragédia para o bem-estar animal, os produtores de peles terão agora uma oportunidade clara de se afastar desta indústria cruel e moribunda e escolher uma indústria mais humana e sustentável”, disse a porta-voz da Humane Society International-Europe, Joanna Swabe.

Fonte ABC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes