Publicado em

Ser um líder inovador não é apenas questão de ter uma boa ideia. Pelo contrário. É ser um investigador de problemas, atacá-los de frente e, assim, desenvolver uma solução criativa e efetiva.

Ao contrário das ideias revolucionárias que surgem repentinamente, esse e um processo de trabalho árduo em que o problema é tomado como um enigma a ser resolvido, com a certeza de que surgirá uma solução disruptiva.

Outra característica fundamental de um líder inovador é sua capacidade de adaptação quando tem que realizar uma mudança brusca de rumo. Quando o plano de ação que havia desenvolvido já não funciona, sabe modificar o norte para redirecionar seu projeto sem perder suas rédeas.

Por outro lado, um líder inovador entende que a criatividade é implantada quando se trabalha de forma colaborativa, inspirando a todos os membros da equipe para que possam chegar aos seus níveis de criatividade máximos. Gerar um entorno que propicie que os distintos integrantes do grupo desenvolvam e otimizem suas ideias é fundamental para alcançar em conjunto projetos aperfeiçoados.

Um líder inovador tem características muito particulares e habilidades muito específicas que garantem o êxito de qualquer empresa. Mas, como encontrar a equipe ideal? Na BairesDev, empresa de desenvolvimento de softwares nascida na Argentina e com atuação no Brasil, conseguimos isso com um restrito processo de seleção que conta com sete rigorosas etapas.

A cada ano, mais de 145 mil pessoas se inscrevem, e, apenas 1% é aprovado para ingressar no negócio, por isso, temos o título de Top 1% IT Talent da América Latina.

O nosso objetivo é incorporar apenas os melhores desenvolvedores do mercado. Para isso, em primeiro lugar recebemos as solicitações de emprego e enviamos, de maneira automática, um conjunto de entre oito e 12 testes online para cada um dos candidatos. Os testes são escolhidos na base da companhia conforme o perfil de cada pessoa que deseja compor o nosso time.

Uma vez superada essa primeira etapa, a equipe de recruiting faz diferentes entrevistas para avaliar a experiência, as habilidades de comunicação e a personalidade dos postulantes. Em seguida, é realizada outra rodada de exames escritos – baseados nas características pontuais de cada perfil – nos quais se avalia o nível de detalhe aplicado à resolução dos exercícios.

A etapa seguinte consiste em entrevistas técnicas feitas pelos engenheiros sênior especializados nas tecnologias que estão sendo testadas. São feitas perguntas específicas relacionadas com os projetos dos quais farão parte se aprovados e essa etapa inclui a resolução de problemas em tempo real.

Por fim, o último passo constitui em usar uma tecnologia que, diante de algoritmos complexos analisa o rendimento passado, a disponibilidade atual e as características de cada cliente para avaliar as coincidências.

Desse modo, conseguimos formar uma equipe de 700 profissionais bilingues que seguirá crescendo, dos quais mais de 74% são sênior. Somente no Brasil, onde encontramos muitos talentos, esperamos chegar a 200 funcionários neste ano e a 300 em 2020. Temos colaboradores ainda na Argentina, México e Colômbia. Essa equipe humana, de alto rendimento, constitui a principal garantia de qualidade para todos os nossos clientes e é base do nosso sucesso.

 

 

Nacho de Marco é CEO e co-fundador da Bairesdev Argentina de software -  nacho.demarco@bairesdev.com