Publicado em

O 100% elétrico Jaguar I-PACE alcançou uma classificação de 5 estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP, confirmando-o como um dos veículos mais seguros na estrada. O primeiro SUV elétrico de rendimento da Jaguar marcou 91% para proteção de ocupante adulto, 81% para proteção de ocupante infantil e 81% para assistência de segurança. Para os testes de impacto da barreira lateral e impacto da coluna lateral mais severa, o I-PACE obteve pontuação máxima, com boa proteção de todas as áreas críticas da carroceria.

Este último resultado significa que todos os três membros da família PACE, de SUVs da Jaguar, E-PACE, F-PACE e I-PACE têm a classificação máxima de cinco estrelas da Euro NCAP, demonstrando o compromisso da marca em projetar alguns dos carros familiares mais seguros. O I-PACE é o décimo modelo consecutivo da maior fabricante de veículos da Grã-Bretanha a receber as cinco estrelas.

Simon Black, líder sênior de Projetos de Engenharia de Carroceria da Jaguar Land Rover, comenta: “O Jaguar I-PACE já recebeu prêmios por seu design, desempenho e manuseio. Esse último prêmio da Euro NCAP confirma os excepcionais padrões de segurança do I-PACE. O SUV foi habilmente projetado com uma estrutura de carroceria de alumínio e bateria integrada para oferecer excelente proteção contra colisões para os ocupantes. A segurança é nossa prioridade e é fantástico ver os resultados da Euro NCAP refletirem isso”.

A estrutura de carroceria leve de alumínio do I-PACE oferece níveis inerentemente altos de rigidez e, quando combinada com a bateria integrada – protegida por um quadro estrutural de alumínio – oferece a mais alta rigidez torcional de qualquer Jaguar, a 36kNm por grau.

Os destaques do design da carroceria incluem o primeiro uso industrial de peças de alumínio forjado e as primeiras aplicações da Jaguar de tratamento térmico pós-moldagem para aumentar a resistência das ligas de alumínio usadas em áreas críticas relacionadas a acidentes.

O I-PACE também oferece avançadas tecnologias de segurança para proteger os usuários e pedestres, incluindo Capô Destacável e Frenagem Autônoma de Emergência com detecção de pedestres e ciclistas. A Jaguar também desenvolveu um sistema único de Alerta Audível de Veículos (AVAS) para seu primeiro modelo elétrico que avisa os pedestres quando o veículo está se aproximando. O som pode ser ouvido a velocidades de até 20 km/h e excede o mínimo de 56dB (A) exigido pela futura legislação europeia. O sistema foi testado em conjunto com membros da instituição Guide Dogs for the Blind, principal ONG do Reino Unido para pessoas afetadas por perda de visão.