Publicado em

Viva o jornalismo 

O juiz Márcio Rothier revogou decisão judicial que censurava o Diário do Amazonas. Uma liminar impedia a veiculação de matéria sobre grilagem de terras nas florestas.

Enquanto isso..

Deu no Diário Sol de Pando, província fronteiriça com o Brasil na Bolívia: fogo destrói 4 mil hectares/hora, ou 100 mil/dia, no país vizinho. Os líderes da Europa não veem.

Queimadas

Deputados do PSB e PCdoB pedem à Procuradoria-Geral da República investigação contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por omissão ao não adotarem medidas de combate às queimadas e desmatamento.

Policiais alvos

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2017, levantamento mais recente, registram 371 assassinatos de policiais. Sexta, viralizou pelo whatsapp vídeo que mostra tentativa de assassinato de um policial em folga. Alvo de vários tiros, ele se escondeu atrás de um poste, enquanto uma criança pequena rastejava para o portão.

Aposentado digital

O Governo comemora o sucesso do premiado app Meu INSS, que tem desafogado agências Brasil afora e vem resolvendo para beneficiários, de imediato, casos que levavam dias ou semanas. O app foi idealizado por Edison Garcia, que foi presidente da entidade no Governo passado.

Negócio$

O presidente Bolsonaro, que abrirá o evento, terá a chance de melhorar sua imagem. Executivos de grandes empresas do mundo desembarcam em São Paulo dia 10 de outubro para discutir o ambiente de negócios e as oportunidades de investimentos no Brasil. Vão participar do Fórum de Investimentos Brasil 2019. São esperados diretores da OCDE, Bayer, UPS, Boeing, Azul, IBM e JP Morgan, entre outros.

Novo BRB

Paulo Henrique Costa, o novo presidente, em oito meses tirou o Banco de Brasília das páginas policiais e o cravou nas de Economia da mídia. O BRB, que já registrou alto lucro líquido no semestre, deu pontapé para a sua nacionalização. Lançou sexta a contratação de crédito com correspondente digital. Prevê dobrar o lucro da Financeira.

Data vênia 

Magistrados e desembargadores do Piauí estão de olho num grupo militante partidário que espalha fake news contra os togados nas redes sociais. Vem giroflex aí.

Demanda de Damares

A Comissão de Direitos Humanos do Senado votará parecer favorável do senador Telmário Mota ao PLC 119/15 contra o infanticídio indígena. A ministra Damares Alves quer salvar da cova recém-nascidos alvos de algumas etnias em rituais.

Tá difícil

O projeto de ser candidata pelo PT à Prefeitura do Recife de Marília Arraes ficou mais difícil com a vitória do senador Humberto Costa para o comando do PT local. Ela, que já foi rifada por ele em 2018 para disputar o Governo, pode sair do partido.

Chicote judicial

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deu ganho de causa à Fazenda Nacional contra servidora que combate câncer. Ela apenas pediu isenção de imposto de renda.

Jornais

O deputado Elias Vaz (PSB-GO) pede ao Supremo Tribunal Federal, em mandado de segurança, a suspensão da Medida Provisória 896/19, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que desobriga a publicação de editais de concursos, licitações e pregões públicos em jornais. Sustenta que há desvio de finalidade para retaliar veículos por críticas ao Governo, o que já ficou evidenciado nas falas do próprio presidente.

No chão

Virou uma novela em diferentes esferas judiciais a construção do Eco Resort Quinta de Santa Bárbara. A 6ª Turma do STJ manteve o embargo às obras do mega condomínio no coração da pequena Pirenópolis (GO). A ação nasceu no MP goiano, e já há indiciamentos pela Polícia Civil, por irregularidades de obras em Área de Proteção Permanente e desmatamento de nascentes.

Acorda, povo 

Renomados (e caros) criminalistas, próximos a ministros do STF e STJ, garantem a portas fechadas que a Lava Jato vai morrer, sentenças caem e clientes estarão soltos.

Essa informação foi um dos motivos que irritou Carlos Bolsonaro, e o provocou a soltar a frase infeliz sobre o atraso por ‘vias democráticas’ e os ‘que sempre nos dominaram’.

Banana na feira

Quem entende do setor está de olho nas movimentações da Secretaria de Patrimônio da União. Até 2022, serão vendidos 3.700 imóveis, com vistas a arrecadar R$ 36 bilhões.

Ex-amigo

A ex-presidente Dilma Rousseff chama o ex-ministro Antonio Palocci de “Mentiroso contumaz” sobre as delações. Mas quando ele deixou a Casa Civil de seu Governo, ela chorou: “Perdi meu Paloccinho”, revelou a um então senador aliado. Em tempo, quando em Porto Alegre, Dilma reside no bairro da Tristeza. Pertinente ao seu momento. 

Dinheiro na tribo!

É de arregalar os olhos e soar os apitos, se anunciada nestes tempos. Mas não impossível em alguns anos, com muito debate. Tem gente graúda do Governo avaliando capitalizar reservas indígenas como no modelo americano. As grandes empresas (hotelaria e entretenimento, em especial) investem nas terras, e os índios viram sócios.

Convocação

Depois de faltar a convite de duas reuniões da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, deverá ser convocado para prestar esclarecimentos sobre o escândalo das candidaturas-laranja do PSL. Nas ruas, a Polícia Federal está a cada dia mais perto da porta de sua casa.

Oi e tchau!

Quase 10 milhões de brasileiros devem usar FGTS para pagar dívidas. É um oi e tchau! na carteira para o dinheiro, mostra pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil. As principais dívidas são com o cartão de crédito 42%), telefone (20%), luz (18%), água (16%), empréstimos bancários (16%).

Será que vai?

A ministra Damares Alves, dos Direitos Humanos, prometera pular de pára-quedas, a convite de uma federação de pára-quedistas, pela campanha Setembro Amarelo.