Publicado em

Transparência

É justo corrigir: O presidente da Petrobras, Castello Branco, não recebeu bônus de desempenho porque não estava na empresa em 2018. Mas petroleiros querem saber: para quem foi e quanto recebeu, e porque a Petrobras não divulga a lista. A petroleira distribuiu R$ 1 bilhão em prêmios a funcionários. Mas nem todos receberam.

Reação

Após a alta reprovação do presidente Jair Bolsonaro, revelada nas pesquisas CNT e Datafolha, ministros foram conclamados a divulgar balanços das ações para salvar a imagem do Governo e do chefe da nação. A ideia é mostrar que, apesar da língua afiada, Bolsonaro tem trabalhado pelo País.

Êpa, êpa

Estelionatários têm usado o nome do Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar aplicar golpes. Eles se passam por servidores do tribunal e informam às vítimas que elas têm valores a receber por perdas no Plano Collor. Como condição para que a vítima receba o dinheiro, os criminosos exigem um depósito, antecipado, em contas bancárias.

O TCU, que é um tribunal meramente administrativo e fiscalizador de órgãos, reforça que “em hipótese alguma entra em contato com cidadãos exigindo depósitos bancários”.

FGTS Digital

O Conselho Curador do FGTS aprovou orçamento de R$ 10 milhões para desenvolvimento de plataforma para agilizar os processos de arrecadação, apuração, lançamento e cobrança. O FGTS Digital deverá entrar em operação em 2020.