Publicado em

Boton ostentação

Parlamentares retiraram dos paletós e tailleur o boton tão usado como abre-portas e ostentação de mandatos. Nas ruas e aviões, nem pensar. Medo de vaia e xingamento.

Olha o decoro!

Servidoras públicas que protestavam contra a Reforma da Previdência perto do plenário, na terça, ficaram ruborizadas com a reação do deputado Alexandre Frota (PSL-SP). O ex-ator pornô estendeu o dedo do meio duas vezes para o grupo feminino. Se denunciado, pode responder por falta de decoro.

SPA de Pinhais

O ex-ministro José Dirceu emagreceu três quilos desde que voltou para a prisão, no Complexo Penal de Pinhais, em Curitiba. E escreve o segundo volume das memórias.

Esfera política

O PDT divulgou nota oficial de apoio, e extra-oficialmente ofereceu assistência jurídica ao jornalista americano Glenn Greenwald, do The Intercept, que revelou supostas conversas de Moro com Deltan Dallagnol.

Cultura é isso aí

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) selecionou 99 projetos (dentre 323 inscritos) de todas as regiões do Brasil para a fase final do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Reconhece ações de preservação do patrimônio cultural. Resultado sai 5 de setembro e as oito ações finalistas receberão, cada uma, R$ 30 mil.

Herança maldita

O Brasil tem, hoje, mais 14 mil (isso mesmo!) obras paradas em todo o território, herança da má gestão aliada à corrupção.

Analista

Candidato derrotado à Presidência, Ciro Gomes (PDT-CE) passou por Brasília e, com base em levantamento do partido batizado de Observatório Trabalhista, apontou que o ano de 2019 caminha para “uma estagnação e uma recessão”.

Ciro diz que a área de investimento é a menor desde os anos 40: “O Brasil está deprimindo investimento sem precedentes”. Também mencionou a área da educação, “cuja queda nos investimentos começou e cair em 2014, e continua a se agravar”.

Força afro

O movimento afro se organiza em São Paulo para lançar candidatos a vereador. Um deles será o Dr. Basílio, conhecido advogado da causa, em especial em defesa dos cultos das religiões afro. A articulação começou na casa do cantor e compositor Nasi, do Ira!, com participação também do editor Alexandro Cumino. Axé!

Fila grande

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual registra, atualmente, mais de 160 mil pedidos de patentes em julgamento – que dura entre 3 e 5 anos.

Peronismo de cela

Em encontro com Alberto Fernandes, o candidato da esquerda à presidência da Argentina, na cela da PF, Lula disse que leu na cadeia alguns livros sobre o peronismo. Candidato peronista, Fernandez é um velho conhecido de Lula. Ele foi chefe de gabinete de Nestor Kirchner, entre 2003 e 2008, na Casa Rosada.

Vem barulho aí

Ao contrário do carnaval feito com vazamentos criminosos do The Intercept sobre os supostos diálogos de Moro e Deltan Dallagnol, a Polícia Federal, com seus melhores peritos de Tecnologia, segue discretíssima e prepara o bloco para a sua folia na rua.

Friends

O presidente Jair Bolsonaro foi recebido com empolgação na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, na festa da Independência do país, o 4 de julho. Tietado por americanos, distribuiu abraços e posou para selfies. Reencontrou o amigo Mc Kinley, assessor especial do chefe do Departamento de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Na Espanha

Sem patrocínio oficial nem distribuidor, o filme “O Trampo”, dirigido, produzido e roteirizado pelo veterano ator Carlos Vereza (que interpreta o papel principal, ao lado da atriz Rosa Maria Murtinho), entrou na lista de finalistas do Festival Internacional de Cinema de Madri. Vai concorrer ao Prêmio de melhor filme de língua estrangeira.

Cadê?

Anunciada com euforia pelo ministro da Infraestrutura como nova companhia aérea do Brasil para peitar as concorrentes nacionais em voos domésticos, uma empresa européia o deixou falando sozinho e nem sinalizou oficialmente seu interesse.

Afonsinho ensina

Agraciado junto com o meio de campo Gerson Canhotinha de Ouro como sócio benemérito do Botafogo, Afonsinho, 73 anos (o famoso criador do passe livre) vai lançar em janeiro um livro didático, com orientações para quem quiser seguir a carreira de jogador: “Dicas para os futuros craques”.