Publicado em

Durante a campanha eleitoral, um dos grandes equívocos em matéria de economia defendidos por alguns candidatos e não plenamente contestados por outros foi tratar como excludentes os temas crescimento econômico e defesa do meio ambiente. Enquanto isso, especialistas de todo o mundo e empresários sintonizados com os desafios da sustentabilidade continuam a apontar para a saudável conciliação entre essas duas necessidades. O último relatório da Cepal sobre a conjuntura laboral nas regiões da América Latina e Caribe dedicou um capítulo inteiro sobre geração de empregos e a responsabilidade ambiental.

O relatório parte da constatação de que a região abriga 12 dos 14 biomas terrestres e que nove dessas nações possuem mais de uma unidade biológica, caso do Brasil. Sendo assim, é correto concluir que processos de deterioração como poluição, desastres naturais, aquecimento global e desmatamento desregrado colocam em risco não só a saúde da população, mas também a segurança no emprego e a produtividade. Segundo estudos, em 2013 os países dessa área consumiram ou geraram resíduos em nível 1,6 vezes maior que o correspondente aos seus habitantes. Nesse contexto, modificar o modelo de desenvolvimento torna-se uma decisão inadiável.

Há inequívocas oportunidades de criação de empregos relacionadas à readaptação da matriz energética e ao incentivo à economia circular. A Cepal cita estimativas que só a transição energética dos combustíveis fósseis para fontes mais limpas pode gerar até 2030 perto de um milhão de empregos, sendo 450 mil no Brasil. Isso sem contar efeitos indiretos na indústria da construção e na produção industrial. Por outro lado, serão perdidas 300 mil vagas em refino e extração de petróleo, ou geração a partir do carvão.

Num cenário de evolução da economia circular, com reprocessamento de aços, alumínio, madeira e outros metais, as oportunidades são de 4,8 milhões de empregos no mesmo período. Nesse último caso, o desafio é de oferta de condições dignas de trabalho, dado o caráter precário de muitas vagas.