Publicado em

No dia em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, na quinta-feira (18), que o Brasil precisa cada vez mais da mídia para que a “chama da democracia não se apague”, a ONG Repórteres Sem Fronteiras divulgou o ranking de liberdade de imprensa de 2019 mostrando que o Brasil perdeu três posições e agora ocupa a 105ª posição entre as 180 nações que compõem a lista. A apresentação do documento acontece em meio à polêmica com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou a uma revista a retirada de uma reportagem no âmbito de inquérito para apurar notícias falsas e crimes contra a honra de ministros da corte.

Pioram as condições de...

"No Brasil, desde a campanha eleitoral, a imprensa se tornou alvo para os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, tanto nas redes sociais quanto durante as coberturas", aponta a ONG. Entre os vizinhos da América do Sul, apenas Bolívia (113), Colômbia (129) e Venezuela (148) têm condições piores de trabalho para jornalistas que o Brasil. A entidade ressalta o clima mais hostil no mundo à prática jornalística neste ano, de acordo com a Reuters. "A hostilidade contra jornalistas resultou em atos de violência mais graves e frequentes, que aumentam os riscos", argumenta a ONG.

...trabalho para jornalistas no Brasil

O número de países onde os jornalistas podem exercer com total segurança sua atividade profissional continua a diminuir, enquanto os regimes autoritários reforçam seu controle sobre os meios de comunicação, afirma a ONG Repórteres sem Fronteiras. Apenas 24% dos 180 países na pesquisa oferecem condições boas ou relativamente boas de trabalho aos profissionais da imprensa. No ranking de 2018, a parcela chegava a 26%. Essa realidade pode ser facilmente constatada no Brasil, com o aumento de casos de ameaças e morte de profissionais de imprensa.

‘Nós precisamos de vocês’

Sem fazer referência ao caso que envolve o STF, Bolsonaro disse que, apesar de “alguns percalços” que teve com a mídia, “nós precisamos de vocês para que a chama da democracia não se apague, precisamos de vocês cada vez mais”. “Palavras, letras e imagens que estejam perfeitamente emanadas com a verdade. Nós, juntos, trabalhando com esse objetivo, faremos um Brasil maior, grande e reconhecido em todo cenário mundial”, acrescentou, de acordo com o Estadão Conteúdo. O presidente fez a declaração durante discurso em comemoração do Dia do Exército, em São Paulo.

Liberdade, liberdade

Na terça-feira (16), Bolsonaro já havia feito uma defesa da liberdade de expressão, classificando-a como “direito legítimo e inviolável”, em uma publicação no Twitter. Também na semana passada, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que a revista Crusoé retirasse do ar uma reportagem que aponta suposta ligação do presidente do STF, Dias Toffoli, com a Odebrecht, sem indicar qualquer suposto crime que Toffoli teria cometido. A decisão foi tomada no âmbito de um inquérito sigiloso, aberto por portaria do presidente do Supremo.

Inflação dos supermercados

Economista da APAS, Thiago Berka: Influência de produtos in natura. (Foto:Divulgação)
 

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), voltou a subir em março, com alta de 1,13%. No acumulado do primeiro trimestre de 2019 o IPS registrou inflação de 3,30%, o que representa o quinto pior resultado para o período desde a criação do plano real, há quase 25 anos. “A alta da inflação nos supermercados registrada em março é resultado do novo aumento de preços nos produtos in natura e, também, da elevação no preço de aves e suínos. Estes itens têm grande relevância na mesa do brasileiro e resultam em peso maior no orçamento da população. Isso fez com que o índice permanecesse pressionado no geral”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Crédito inteligente

A inteligência artificial está ganhando terreno entre as fintechs – startups que otimizam serviços financeiros. “Ao levantar o perfil do cliente em redes sociais e sua reputação em sites de avaliação, essa tecnologia eleva em 300% as chances de aprovação de crédito, mesmo o candidato estando negativado”, exemplifica o CEO da Size Soluções Financeiras, Leandro Zen. Recém-ingresso da “LendIt Fintech”, maior feira de fintechs de crédito do mundo, realizada em San Francisco (Califórnia), ele constata que o mercado norte-americano está pelo menos cinco anos à frente, inclusive  neste quesito.

Inovação e sustentabilidade

A indústria do plástico busca a inovação para atender novas demandas da sociedade por sustentabilidade e uma efetiva economia circular. A Feiplastic, principal feira do setor, inaugura na edição deste ano uma nova área para indústrias e startups discutirem e exporem os últimos lançamentos, soluções 4.0 e tendências ligados ao material. O espaço Inova Plastic apresentará trabalhos divididos em três setores – Pessoas/Estilo de vida, Casa e construção e Mobilidade –, abrangendo inovações em produtos e aplicações, processos de inovação, tecnologias e modelos de negócios. “Além de palestras e debates, teremos a exibição de oito cases de relevantes players do setor, que darão uma visão geral de como a indústria tem caminhado em direção ao futuro”, adianta José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entidade responsável pela iniciativa do Inova Plastic e da feira. O evento acontece de hoje a sexta-feira (26), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Estreitando relações

A Fecomércio RJ promove, em parceria com a Câmara Espanhola, nesta quinta-feira (25), o evento “Como Fazer Negócios na Espanha”, que vai expor as oportunidades de negócios no país europeu e os incentivos do governo espanhol aos empresários brasileiros que pretendem investir na região. Trata-se de parceria do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo do Governo da Espanha e da Câmara de Comércio Brasil-Espanha. Na ocasião, será lançada a 1ª edição do guia “Como Fazer Negócios na Espanha”, uma publicação virtual, em português e espanhol, que estará disponível no site www.camaraespanhola.org.br.

Integridade e profissionais de Finanças

Um levantamento realizado pela Talenses – consultoria de recrutamento executivo – e pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) solicitou que líderes da área financeira dessem nota de 1 a 5 para algumas competências relevantes para o setor. O resultado é que a competência mais necessária para os profissionais da área de Finanças é a integridade. Na sequência estão: foco em resultados, visão estratégica, aptidão para comunicação e negociação, e tolerar e assumir riscos calculados. O levantamento foi respondido por 35 líderes C-Level da área de Finanças (Diretores, VPS e CFOs).

Treinamento com linguagem visual (I)

Renato Gangoni, CEO da Spin Design: Treinamento intuitivo e atrativo. (Foto: Divulgação)
 

A Comgás, maior distribuidora de gás natural brasileira, acaba de reestruturar a área de capacitação técnica em parceria com a Spin Design, empresa escolhida para conduzir esse processo. Além de reformular do zero o funcionamento da área, a Spin Design promoveu a instalação da Fábrica de Conteúdo - uma espécie de esteira de produção de materiais que realiza desde a análise do briefing até a entrega final dos projetos. A solução nasceu com o objetivo de proporcionar uma gestão contínua do conhecimento na qual os projetos existentes recebem atualizações, e novos insights são concretizados.

Treinamento com linguagem visual (II)

De acordo com Jairo Chiaroti, gerente de treinamento da Comgás, em um esforço conjunto das lideranças da companhia, foram identificadas algumas ações de treinamento desalinhadas com as estratégias corporativas. Já Renato Gangoni, CEO da Spin Design , destaca que um dos  pontos positivos da Fábrica é o fato de trabalhar com a metodologia de linguagem visual, em que elementos como infográficos, jogos e ilustrações conseguem transmitir o treinamento de maneira atrativa, intuitiva e uniforme, maximizando a visualização dos resultados”, explica Renato Gangoni, CEO da Spin Design.

 

 Liliana Lavoratti é editora de Fechamento - liliana@dci.com.br