Publicado em

Novo gás para a inflação

Dados do International Business Report (IBR) 2011 da Grant Thornton apontam que 85% dos empresários brasileiros pretendem aumentar o salário dos seus colaboradores em 2011, 15% acima do ano passado e da média global (65%). A pesquisa IBR do primeiro trimestre deste ano engloba mais de 5.700 empresas em 39 países. “O dado chama atenção uma vez que o governo tenta frear a inflação e já anunciou medidas para controlar o consumo”, avalia Javier Martínez, responsável pelo IBR na América Latina da Grant Thornton.

Mais aumentos de salários

O excelente desempenho econômico do Brasil nos últimos anos tem produzido um nível de emprego quase pleno, portanto as empresas que querem reter talentos têm de aumentar salários acima da inflação, provocando maiores pressões sobre os preços, acrescenta o executivo da Grant Thornton Brasil, representante em nosso país da Grant Thornton Internacional, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo.

PC do B de Netinho

Netinho de Paula, do PCdoB, é uma pedra no sapato do PT em São Paulo. Candidato ao Senado nas eleições passadas, o cantor e apresentador pretende concorrer à sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), em aliança com o PDT e o PSB. É que o PCdoB quer fazer bonito com candidatos próprios nas principais capitais do País: no Rio de Janeiro, Jandira Feghali; em Belo Horizonte, Jô Moraes; e em Porto Alegre, Manuela D’Ávila.

Agora parece que vai

Adormecido nas gavetas da Casa Civil, o novo marco da mineração deve finalmente virar proposta. Pelo menos esta é a intenção do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Para a tarefa de desenterrar a proposta, o novo diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa, recebeu essa missão. Terá de transformar o órgão em agência reguladora. O tema promete gerar muita polêmica.

Fundos de pensão x PE e VC

Demósthenes Marques, do Funcef; Estevão Latini, do Petros e Renê Sanda, da Previ, estarão entre os debatedores do 20° Fórum de Private Equity e Venture Capital, promovido pela FGV de São Paulo nesta quinta-feira. Tema: o desafio da captação para a indústria de Private Equity e Venture Capital junto a investidores institucionais.

Clima na pauta de sindicatos

Até os sindicalistas estão preocupados com o tempo. A Federação Nacional dos Técnicos Industriais e o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio de São Paulo preparam o Congresso Internacional “O Movimento Sindical e as Mudanças Climáticas”. O objetivo é despertar na sociedade  importância de cuidar do meio ambiente.

Embrapa.

A Embrapa começa hoje, em Brasília, as comemorações de seus 38 anos anunciando 22 novas tecnologias. Também será entregue o Prêmio Frederico de Menezes.

Atlas

Fiesp e Agência Paulista de Promoção de Investimentos desenvolveram o Atlas da Competitividade da Indústria, ferramenta que apoiará decisões de gestores públicos.

Turismo

Neil Danks, do fundo de investimento inglês Origen Private Equity, é mais uma presença confirmada no Adit Invest, evento que acontecerá em Fortaleza de 10 a 12 de maio.

Antifumo

 No próximo dia 7, a polêmica Lei Antifumo completará dois anos. Ao contrário de quando foi instituída, a lei  é aprovada inclusive por 80% dos fumantes.

Nuclear

“Angra III não tem plano de segurança adequado nem destinação para o lixo radioativo”, questiona Ricardo Baitelo, da Campanha de Energia do Greenpeace.

Arte

A Galeria de Arte Pro-Arte leilorá no próximo dia 9 obras de Tomie Ohtake, Portinari, Fukushima, Anita Malfatti, Mabe, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e muitos outros.

*Colaboração Abnor Gondin