Publicado em

Com a grande maioria da população brasileira dependente do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento médico e hospitalar, não é surpresa que os transtornos mentais e comportamentais foram a terceira maior causa de afastamento no país segundo dados de 2017, do INSS. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país, com a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade e o quinto com mais habitantes com depressão do mundo – cerca de 23% da população brasileira sofrem com ansiedade e 5% têm depressão. Um bom tema refletir amanhã (7), Dia Mundial da Saúde.

Fora depressão!

Diante desse quadro, ações no âmbito das empresas são relevantes. Caso da Softplan, de Florianópolis (SC), uma das líderes em desenvolvimento de software no país. Após constatar que a depressão e outros problemas psicológicos eram a principal causa de afastamento de colaboradores, passou a adotar iniciativas voltadas aos cuidados com a saúde dos funcionários. “Fizemos ciclos de palestras, mas isso não gerou envolvimento. Procuramos atividades mais dinâmicas, como feiras”, diz Paula Rocha, analista de desenvolvimento humano e organizacional da Softplan.

 

Mesa de jogos e videogame

Durante as feiras, os funcionários podem se informar sobre questões de saúde e até fazer massagem e quiropraxia, além de consultas a nutricionistas, e tudo isso durante o expediente. As ações serão intensificadas na próxima semana e contam com a parceria de planos de saúde. A empresa Cheesecake Labs, que desenvolve aplicativos na capital catarinense, mira manter a qualidade de vida dos seus colaboradores, logo, também a sua saúde física e mental. A empresa mantém espaços de descompressão para aliviar a tensão, com mesa de jogos e videogame.


Pets no escritório

A empresa Cheesecake Labs descobriu que outro fator de redução do estresse dos trabalhadores é a presença de animais no escritório. Uma pesquisa realizada pelo Hospital Veterinário de Banfield, nos EUA, concluiu que funcionários acompanhados de seus pets no trabalho são mais motivados e com maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O estudo ouviu mil colaboradores e 200 profissionais de RH do país. Ainda novidade no Brasil, a prática de levar pets para o trabalho é comum em alguns países e se soma às ações das empresas para proporcionar um ambiente saudável de trabalho.

 

Fundo Marielle Franco

Fortalecer a participação e liderança de mulheres negras brasileiras no cenário político nacional. Esse é o objetivo do fundo de US$ 10 milhões criado pela Open Society Foundations e o Instituto Ibirapitanga, em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada há cerca de um mês no Rio de Janeiro. A iniciativa foi divulgada ontem, durante o 10º Congresso GIFE, que reúne em São Paulo os principais atores do país para debater, entre outros assuntos, o investimento social no país. O aporte inicial será ao Fundo Baobá, Fundo para a Equidade Racial criado em 2011.

Para limpar ...

Especialista em limpeza e perfumação, a Limppano está investindo R$ 18 milhões na expansão de sua segunda fábrica, em Queimados, pólo industrial do Estado do Rio de Janeiro. É nesta planta que a companhia produz suas esponjas e toda a Linha Inspira, com limpadores sanitários e produtos para perfumar a casa e absorver a umidade, evitando o mofo. Com a expansão da planta, a ser concluída no final de 2019, a capacidade de produção das esponjas vai quadruplicar.

... toda a sujeira

"Fizemos um investimento no auge da crise econômica, com visão de longo prazo. A Limppano tem 56 anos de história nesse mercado e vinha crescendo em volume de vendas e de produção nos últimos anos. Estávamos preparados para dar início à expansão e entendemos que o momento de recuperação da economia seria ideal para essa concretizar esse plano, já que o varejista está mais próximo da indústria e disposto a fazer negócio", diz Alex Buchheim, diretor geral da Limppano. A empresa exporta para o Paraguai, Bolívia, Uruguai, República Dominicana, Panamá, Porto Rico, Peru e México. 

Rumo ao Sul

A Refrix, fabricante paulista de bebidas, amplia a sua presença no mercado da sua linha sucos prontos Vittal na região sul do país. “Esse mercado é de grande importância para empresa por ter um dos maiores consumos per capita de sucos prontos para consumo”, explica Henrique Tolino, gerente comercial da Refrix. O avanço na região resulta do projeto de reestruturação da cadeia de distribuição e pontos de venda local, que culminou com parcerias comerciais com gigantes do varejo como a rede Super Muffato, Stock Center do grupo Zaffari e os atacadistas Makro, Walmart e Fort Atacadista. “Com as novas parcerias, a região sul passa a ser segundo maior mercado da Refrix, depois do Estado de São Paulo”, afirma Tolino.

Agenda do século 21

O inovaBra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, realizou debates nesta semana em diversas áreas com especialistas. “China e Inovação: O que Você Precisa Saber?”, “Mundo sem Idade: Diálogos Transgeracionais” foram os primeiros temas. Ontem, aconteceu um bate-papo com Chance Glasco, co-criador de uma das maiores franquias de game do mundo, a Call of Duty. Ele apresentou a plataforma Rumii, que usa a realidade virtual para transformar as reuniões de escritórios dispersos geograficamente. O evento será em inglês, com tradução simultânea para o português. Hoje, das 9h às 18h, a conversa é sobre saúde, no evento “Clínica do Amanhã”. No Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas possuem acesso à saúde suplementar, enquanto os outros 150 milhões só têm o SUS para atendimentos, exames e procedimentos.

Liliana Lavoratti é editora de fechamento

liliana@dci.com.br