Publicado em

O envolvimento da JBS nos escândalos investigados pela Lava Jato nas operações Bullish e Carne Fraca vem resultando na migração de oferta para outros frigoríficos. Além do temor dos pecuaristas com relação à saúde financeira da empresa, redes varejistas já estariam alertando os concorrentes da JBS para aumentar a produção. Os supermercados temem boicote dos consumidores às marcas do grupo no centro das investigações da Polícia Federal, enfatiza Maurício Sampaio, da equipe de Agronegócio da GO Associados. Além de Minerva e Marfrig, de atuação nacional, são fornecedores alternativos o Frigon, Frigol, BRF e Aurora.



 



Migração do consumo



O mesmo deve acontecer no setor de laticínios, no qual a JBS é dona das marcas Vigor, Itambé, Danubio e Leco. Ainda de acordo com Maurício Sampaio, a reação também já chegou às redes de fast-food. "A preocupação é com a imagem entre os consumidores. Hoje, 40% das compras começam motivadas nas redes sociais. Então, se há um movimento de boicote ou notícia negativa, 95% desse grupo, dizem as pesquisas, tendem a não comprar", enfatiza o especialista da GO. Em muitos casos, a legislação não exige ação judicial para quebra de contratos com fornecedores.



 



Temer: ruim e péssimo para 80%



Em maio, a avaliação do governo do presidente Michel Temer (PMDB) alcançou o maior índice de rejeição, já que 80% dos brasileiros classificam-no como ruim e péssimo, segundo pesquisa Pulso Brasil, da Ipsos. Comparando o número atual da gestão do peemedebista com o de abril, houve alta de cinco pontos percentuais neste quesito (de 75% para 80%).  Segundo o estudo, 93% dos entrevistados consideram que o Brasil está no rumo errado - uma piora de um ponto percentual em relação ao índice do mês anterior (92%).



 



Agilidade em julgamentos



As audiências de custódia, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), liberaram 65 mil presos em todo o país em 2016, indica levantamento da revista eletrônica Consultor Jurídico nos 27 tribunais de Justiça do país. Os números representam 46% do total de 140 mil presos em flagrante. As audiências, que obrigam a apresentação de presos em flagrante a um juiz nas 24 horas após a prisão, objetivam dar agilidade ao julgamento do caso e podem evitar prisões desnecessárias. As informações são do Anuário da Justiça Brasil 2017, da editora ConJur, que será lançado amanhã.



 



Mata Atlântica fica menor



Entre 2015 e 2016, foram desmatados 29.075 hectares, ou 290 Km2, nos 17 estados do bioma Mata Atlântica, um aumento de 57,7% em relação ao período anterior (2014-2015), referente a 18.433 hectares. A constatação é do novo Atlas da Mata Atlântica, divulgado ontem pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo Marcia Hirota, diretora-executiva da entidade, "tivemos um retrocesso muito grande, com índices comparáveis aos de 2005". Foi o maior desmatamento nos últimos dez anos.



 



Títulos verdes



O Tauil & Chequer Advogados é o escritório responsável pela primeira emissão de títulos verdes com certificação internacional na América do Sul representando, como deal counsel, a CPFL Renováveis, empresa brasileira de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, e o Banco Santander, coordenador líder da operação. Os títulos gerados somam R$ 200 milhões. A 4ª emissão de debêntures da CPFL Renováveis obteve o Climate Bond Certified, além do parecer independente favorável da Sitawi - Finanças do Bem, pelo critério de energia eólica, atendendo aos requisitos da Climate Bond Standard Board, que exige que os recursos captados sejam aplicados em projetos ambientalmente sustentáveis. No caso da CPFL Renováveis, os recursos cobriram despesas e dívidas dos Parques Eólicos Campo dos Ventos I, III e V; Ventos de Santa Mônica, Ventos de Santa Úrsula, Ventos de São Benedito, Ventos de Santo Dimas, Ventos de São Domingos e Ventos de São Martinho.



 



Shopping Sustentável



O Partage Shopping Mossoró, localizado no Rio Grande do Norte, investiu mais de 1 milhão de reais na Central de Água Gelada. Para enfrentar a alta temperatura da região, o empreendimento, do Grupo Partage, adquiriu um equipamento de condensação a ar, que permitirá ao shopping economizar cerca de 70m³ de água por dia, já que o mesmo não trabalha com torres de arrefecimento. O sistema vem complementar o já existente, duplicando a capacidade de refrigeração. A melhoria garantirá uma boa climatização dos ambientes, mesmo nos dias de maior fluxo.



 



Momento sensível



O presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Julio Cosentino, fala hoje sobre Gestão de Processo Eletrônico e Certificação Digital, durante a realização do Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip). "Vivemos um momento muito sensível no Brasil, marcado pela crise política e econômica. Entendemos que, a despeito dos acontecimentos, é inevitável a retomada do crescimento, ainda que de forma gradual. Mostraremos caminhos e ferramentas que possam ajudar nessa trajetória, com a desburocratização de processos a partir da certificação digital", diz Cosentino.



 



A força do Sul-Sudeste



Graças a sua localização estratégica entre o Sul-Sudeste do Brasil e os demais países latinos - Paraguai e Bolívia -, o Mato Grosso do Sul detém uma agropecuária forte, que se traduz na absorção de crescentes índices de tecnologia em produtividade e competitividade nos mercados interno e externo. "É com este potencial econômico que o LIDE Mato Grosso do Sul conta para fortalecer o processo de expansão econômica e de desenvolvimento social não só do estado, mas de todo o Brasil", afirma Carlos Augusto Melke Filho, presidente da recém-criada unidade sul-mato-grossense. No total, o LIDE mantém 18 unidades regionais no Brasil e 16 em outros países e regiões do mundo.