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Ainda que as farmácias tenham um peso enorme no varejo brasileiro, não é só de medicamentos que sobrevive este mercado. Com o crescente espaço nas gôndolas para produtos de bem-estar e beleza os empresários do ramo buscam alternativas para garantir preços competitivos e fisgar o cliente para além dos momentos de fragilidades na saúde. Neste cenário de oportunidades, a 15ª edição da Abradilan Conexão Farma, que começa amanhã (19) em São Paulo, promete facilitar acesso dos industriais da beleza no canal que é considerada, segundo a Mintel, o segundo preferido para este tipo de compra, com 58% dos clientes optando pelo canal.

Beleza na palma da mão

Um estudo da IQVIA, antiga Quintiles e IMS Health e especializada no mercado farmacêutico, aponta que 32% das vendas totais do varejo dentro de drogarias e farmácias em 2018 no Brasil, cerca de R$ 120,3 bilhões, foram provenientes de não-medicamentos, especialmente produtos de HPC. “Nosso principal canal de vendas é a perfumaria. Mas nos últimos anos o farma vem crescendo e diminuindo essa diferença. Hoje representa 35% das nossas vendas”, explica o diretor-presidente da empresa de dermocosméticos Nupill, Roberto Vaz.

A tecnologia não fica de fora...

Com o aquecimento do setor de beleza no Brasil, a Avec – especializada em tecnologia para profissionais do ramo da beleza – planeja faturar R$ 35 milhões este ano. A empresa atende hoje 20 mil estabelecimentos de beleza e bem-estar, como salões, barbearias e clínicas de estética, com soluções para gestão do negócio. Com a profissionalização destes empreendimentos, a empresa promete oferecer uma solução completa que engloba desde maquininhas a um programa de gerenciamento do negócio, além de ajuda nas finanças e ferramentas de cálculo de comissões e estoques.

...e irá para além do Brasil

Entendendo que a profissionalização do setor de beleza e bem-estar é um movimento contínuo e mundial, a para o próximo ano, a Avec pretende expandir sua operação para quatro países, são eles: México, Colômbia, Espanha e Portugal. Fundada em 2013, a empresa já recebeu investimentos na ordem dos R$ 18,5 milhões e tem mantido um crescimento anual que gira em torno de 300%. O aplicativo da Avec conta atualmente com 650 mil clientes que compram produtos pelo marketplace ou agendam serviços de beleza nos estabelecimentos.

Olhar do industrial

De olho na expansão da beleza, a marca Dailus considera o varejo farma como estratégico para crescimento da empresa. Uma das metas da companhia para 2019 é iniciar também a expansão para grupos de farmácias independentes, que, isoladamente, têm 25% desse mercado. Quem também quer mais espaço nas farmácias é a Professional Donna, marca de varejo da Itallian Hairtech, que atua na venda de itens para salões de beleza. Segundo o gerente de marketing da empresa, Décio Alcântara, o plano é elevar em 30% as vendas no varejo este ano.