Publicado em

“O mundo está pegando fogo. A vulnerabilidade das florestas se tornou óbvia”, disse Charlotte Streck, cofundadora e diretora do Climate Focus, centro de estudos que liderou relatório emitido ontem, antes da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, prevista para 23 deste mês. O documento, segundo a Reuters, constatou ser “impossível” atingir a meta histórica de reduzir pelo menos à metade as perdas de florestas até 2020, uma vez que o desmatamento disparou nos cinco anos desde a fixação do objetivo. De 2014 a 2018, o planeta perdeu por ano mais de 26 milhões de hectares de árvores —uma área do tamanho do Reino Unido.

Perdas florestais avançaram 43%

Isso representa um salto de 43% no índice global de perdas florestais se comparado com o período de 2011 a 2013, informou o relatório. As florestas tropicais representaram cerca de 90% do desmatamento global entre 2001 e 2015, acrescentou o relatório, dado ocasionado em grande parte pelo desmatamento provocado pela produção agropecuária, como carne, soja e óleo de palma. A situação das florestas tropicais ganhou destaque na agenda global nas últimas semanas, com os incêndios na Amazônia e na Bacia do Congo.

Árvores queimadas, emissões liberadas

Um relatório de ciência climática da ONU apoiando a proteção florestal como um pilar essencial para conter o aquecimento global também ajudou a recolocar na agenda global a situação das florestas, cuja devastação caminha a passos largos. O carbono armazenado pelas florestas retém calor, o que faz com que elas tenham papel essencial na produção de chuvas e no resfriamento de climas locais. Quando as árvores são queimadas ou derrubadas, as emissões liberadas estimulam o aumento da temperatura, aumentando a ameaça às florestas.

Incentivo ao consumo e inflação menor...

Política de incentivo ao consumo e perspectiva de inflação menor ajudam corte de juros, prevê Alexandre Pierantoni, diretor executivo da Duff & Phelps do Brasil. Segundo ele, o resultado fraco do Produto Interno Bruto (PIB) e as projeções um pouco mais animadoras de crescimento em 2020 devem permitir ao Banco Central, na reunião do Comitê de Política Econômica (Copom) agendada para a próxima semana, manter o ciclo de corte dos juros. “O cenário de inflação controlada e a agenda de reformas em andamento contribuem para o ajuste”, acrescenta.

...permitem novo corte da Selic

A expectativa é que esses fatores em um ambiente de capacidade ociosa da indústria permitam à autoridade monetária fazer o segundo corte na taxa básica de juros, afirma Pierantoni. O mercado espera que os atuais 6% ao ano recuem 0,5 ou 0,45 ponto porcentual. No contexto internacional, as taxas de juros no Brasil continuam atraindo investidores por estarem entre as maiores do mundo. Em relação ao resultado do PIB do último trimestre, de 0,4%, Pierantoni afirma que ainda não é o momento de começar a celebrar e achar que os problemas ficaram no passado.

Maior influenciador de marketing digital...

De 20 a 22 de setembro, no Expo Transamérica, acontecerá o Growth Marketing Experience, evento sobre estratégias focado em performance de vendas. No palco, o maior influenciador de marketing digital do mundo – GaryVee primeiro empreendedor do mundo a fazer dinheiro com Youtube, dividirá com os participantes suas experiências e novas formas de impacto de performance digital. Além dele, grandes especialistas em suas áreas serão destaque, entre eles Perry Belcher, cofundador da DigitalMarketer e, ao lado de Ryan Deiss, é a cabeça por trás do Traffic & Conversion Summit, maior evento de tráfego e audiência do mundo; Neil Patel, autoridade internacional em Tráfego, criador de 4 das ferramentas de SEO mais populares do mundo; além dos especialistas nacionais Renato Falcão e Rafa Prado, responsáveis pelo evento no país. O GMX é idealizado por Renato Falcão, o trader do marketing digital, e Rafa Prado, especialista digital e em networking para viabilizar negócios grandiosos.

...do mundo participa de evento em S. Paulo

“Quem nos conhece diz que somos a galera underground do marketing. Isso porque o GMX não é mais um evento de empreendedorismo de palco, mas sim, o palco em que só são convidados os empreendedores que comprovaram resultados expressivos em sua trajetória no internet marketing”, afirma Rafa Prado.  O GMX traz para o Brasil um conceito que já é adotado pela vanguarda dos negócios digitais do mundo inteiro. Com uma linguagem simples que acontece nas palestras, plenárias e painéis – e tradução simultânea do melhor conteúdo do mercado americano - toda a dinâmica do evento é pensada para que o empreendedor volte para casa com um passo a passo exato.

Tinta fluída

Legenda: Telas com interpretações analíticas dos psicanalistas Isac e Patrícia Karniol estão na mostra e no livro “Palimpsesto Mágico”. Foto: Divulgação.

Com mais de 120 esboços pintados à tinta fluída, realizados em poucos minutos durante suas sessões de terapia com o psicanalista Isac Karniol, especialista referência no Brasil, Egas Francisco - artista brasileiro que completa 80 anos esse ano - traz à tona sua sensibilidade e sentimentos mais profundos na exposição “Palimpsesto Mágico”, de 30 de setembro e 11 de outubro, na Joh Mabe Espaço Arte & Cultura, em São Paulo. Considerados documentos científicos, os trabalhos também trazem interpretações analíticas dos psicanalistas Isac e Patrícia Karniol, que lançam o livro Palimpsesto Mágico durante a mostra. “Diferente da arte que me tornou conhecido, os esboços foram produzidos durante as sessões de terapia, embora nem sempre tivesse a ver com o que foi discutido. A intuição está acima de tudo, são trabalhos espontâneos, feitos de imediato. Em um encontro às vezes chegava a fazer 4 esboços”, conta Egas Francisco.

Fusão da Adigo e Aprendix

Após mais de 32 anos no mercado de consultoria empresarial, a brasileira pioneira ADIGO Desenvolvimento vai unir forças com a canadense Aprendix, com o objetivo de atingir 30% de crescimento, considerando a entrada na América do Norte e ampliação dos serviços prestados às suas carteiras de clientes. A fusão, que dará origem à ADIGO + Aprendix, será formalmente anunciada na próxima terça-feira (17), no Fórum de Líderes que a ADIGO organiza anualmente com clientes e convidados do mercado. Dessa forma, os fundadores da Aprendix, Carolina Ribeiro Almeida e Fernando Murray Loureiro, passam a integrar o board da nova empresa com os atuais dez sócios da Adigo, entre eles, os irmãos Jaime e Jair Moggi. Rodrigo Goecks, sócio-diretor da ADIGO, destaca, além da oportunidade de expansão internacional para a ADIGO, a incorporação da expertise da Aprendix para desenvolvimento de lideranças em plataformas digitais. “Temos valores em comum e competências complementares que nos tornam ainda mais competitivos, ampliando o leque de soluções para que ofereçamos aos nossos clientes”, diz Goecks.

Novo espaço de inovação para saúde (I)

Alinhada à sua missão de investir cada vez mais em conhecimento, inovação e tecnologia para transformar a saúde, a Pixeon - uma das maiores empresas brasileiras do segmento - será mantenedora do Distrito Inova HC, hub de inovação com foco em startups da área de saúde. O espaço foi idealizado em parceria com a Distrito e tem a Pixeon - uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia para a saúde - como mantenedora. Este é o primeiro hub de inovação aberta ligado diretamente um hospital público do país, resultado de um investimento de R$ 3,5 milhões. O local, inaugurado ontem no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, conta com 900 metros quadrados, e tem capacidade para residir até 20 startups, totalizando 150 pessoas.

Novo espaço de inovação  para saúde (II)

Para o CEO da Pixeon, Armando Buchina, a decisão de se tornar mantenedora do espaço é parte da estratégia de inovação da empresa, que acaba de colocar em prática um plano de investimentos de R$ 83 milhões em cinco anos para o desenvolvimento de novas soluções. “A tecnologia da informação tem potencial para revolucionar a saúde nos próximos anos, tanto no sentido de oferecer um atendimento melhor e mais rápido ao paciente, quanto de termos fornecedores de serviços de saúde mais eficientes e saudáveis financeiramente. Esta iniciativa contribui para que a Pixeon siga na ponta da inovação do setor, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias em um ambiente integrado a um grande centro de excelência em saúde", afirma. As soluções da Pixeon são utilizadas por mais de 2.000 fornecedores de serviços de saúde, como laboratórios, centros de diagnósticos, clínicas e hospitais. Seu sistema de gestão de ponta a ponta otimiza processos e garante a segurança do paciente em todas as etapas.

Vale Transporte fica mais amplo

Liberdade de escolha para os funcionários e economia para as empresas. É isso o que promete o aplicativo ABS Mob, recém-lançado pela Audaz Tecnologia, que permite aos colaboradores usar o dinheiro do Vale Transporte em aplicativos de transporte, bicicletas, patinetes e até para recarga de celular. A Audaz realiza uma auditoria completa no banco de dados da empresa para entender quanto cada colaborador gasta todos os dias com transporte até chegar ao trabalho. Em seguida, integra esses dados ao app ABSMob. A partir daí, toda vez que o funcionário não usar o Vale Transporte por qualquer motivo, basta informar no app e receber uma porcentagem do valor economizado. “Isso gera economia para as empresas, que passam a gastar menos com a gestão dos gastos de Vale Transporte. Ao mesmo tempo, permite às pessoas chegarem mais rápido ao trabalho e terem uma maior liberdade de utilizar este recurso”, afirma Carlos Mascarenhas, sócio da Audaz responsável pela expansão do negócio.

Osteoporose em pauta  

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida promove o encontro que reúne a participação de líderes empresariais e governamentais, gestores, médicos e associações para debater o tema da osteoporose e seus impactos crescentes para a população Brasileira. Na primeira reunião da Coalizão Osteoporose Brasil  serão apresentados temas ligados à saúde pública, com o objetivo de tanto melhorar o diagnóstico como o tratamento da osteoporose no país, além do desenvolvimento de programas nacionais de conscientização, incluindo a realização de campanhas e medidas preventivas de estilo de vida. De acordo com dados do Banco Mundial 13 a 20% da população da América Latina têm mais de 50 anos de idade e até 2050, estima-se que esta proporção aumente de 28 a 40%. O estudo The Burden of Osteoporosis aponta que o custo anual da osteoporose no Brasil é de R$ 1,2 bilhão. O encontro acontece hoje, em São Paulo.

Cantora suíço-brasileira

Legenda: Natural da Basileia, Suíça, às margens do Rio Reno, Maíra cresceu e vive com a família na pequena cidade medieval Rheinfelden. Descoberta por um video que gravou sozinha e postou no Youtube. Foto: Divulgação.

Em turnê no Brasil, a cantora e compositora suíço-brasileira Maíra Zaugg, de 19 anos, está em São Paulo onde fará o lançamento do EP “Identity”, dia 25 de setembro, às 21 horas, no Madeleine Jazz Bar, na Vila Madalena, capital paulista. Disponível desde outubro passado nas plataformas digitais, o álbum, produzido através de financiamento coletivo, traz cinco faixas com letras e melodias assinadas por Maíra, que dividiu os arranjos com o baixista e produtor suíço Michael Chylewski. Pop, com influência de gospel, jazz e bossa nova, o álbum conta com a participação especial do violinista carioca Romero Lubambo, radicado há mais de 30 anos em Nova York, vencedor de um Grammy Latino e guitarrista da cantora norte-americana de Jazz Dianne Reeves. Ele é o responsável pelo violão de Frozen, em ritmo de bossa.

 
Liliana Lavoratti é editora de Fechamento - liliana@dci.com.br