Publicado em

Amplo arsenal de soluções e parcerias já estão disponíveis na internet para apoiar o segmento empresarial de menor custo e maior crescimento no País – o Microempreendedor Individual (MEI). Tudo isso está reunido no www.dicasmei.com.br. É a plataforma digital da DicasMEI, startup lançada há dois meses que montou amplo portfólio de serviços, conteúdos e benefícios para cerca de 7 milhões de MEIs ativos. Semana passada, a empresa deu salto no acervo de produtos oferecidos ao MEI. Firmou parcerias com o maior banco privado nacional, o Bradesco, e a maior rede brasileira de atendimento para certificação digital, a Serasa.

Alternativa para a formalização

Antes, em março, a plataforma já havia fechado parceria com a Federação dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo (Fetacesp) para atender milhares de taxistas e estimulá-los a gerir suas atividades como empresários. Em comum, a iniciativa inovadora prioriza o MEI como alternativa mais viável para a formalização de negócios para quem perdeu o emprego ou quer ser empresário. Há tendência de registrar mais de 700 mil novas formalizações por ano. Só em 2018, já surgiram mais 359.321 microempreendedores individuais.

Acordos para o progresso

“E vem mais por aí”, prevê o diretor executivo da DicasMEI, o consultor de pequenas empresas Celso Valente, ao comemorar as alianças firmadas e em negociação. Desde o lançamento da DicasMEI, ele participou de feiras do empreendedor em Belém e São Paulo, pelas unidades estaduais do Sebrae. A maior concentração de MEIs no País é em São Paulo e na região Sudeste. A DicasMEI reuniu uma equipe de desenvolvedores de site, web designers, consultores, contadores e jornalistas com amplo conhecimento sobre o MEI.

Focar no negócio

“O MEI, por ser sozinho, tem que focar no próprio negócio. Essas soluções e parcerias vão ajudar o MEI a reduzir seus custos, trazendo oportunidade para ele ser mais competitivo e ter sucesso”, detalha Valente. Ao todo, já são oferecidos aos associados da empresa cerca de 600 conteúdos sobre negócios do MEI e orientações empresariais, além de serviços online que ajudam o MEI a lidar com a rotina administrativa (obtenção de CNPJ, emissão pela plataforma de notas fiscais eletrônicas, parcelamento e atualização do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS – MEI).

Desconto no Bradesco e na Serasa

Outras novidades são a oferta de certificação digital, a preços diferenciados e parcelamento, pela Serasa; no Bradesco, o correntista terá tarifa diferenciada. A pedido da Fetacesp, a DicasMEI negociou com seguradoras um seguro automotivo com até 100% de desconto na taxa de risco, e nos planos está o acesso também a planos de saúde e de tratamento odontológico. O MEI começou a ser efetivado em julho de 2009 em atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresas, edita pela primeira vez em 2006.

Green Card para...

No ano fiscal de 2017, encerrado em setembro, os EUA concederam 1,1 milhão de Green Cards para estrangeiros. Desse total, cerca de 15 mil autorizações de residência permanente foram concedidas para brasileiros. De acordo com o escritório de advocacia americano TMCT PLLC, especializado em temas relacionados com imigração, uma parcela considerável dos brasileiros que obtiveram o Green Card em 2017, conseguiram por meio dos vistos na categoria EB-2, que leva em consideração a trajetória profissional e acadêmica. Economistas, administradores de empresas, especialista no mercado de ações, gestores de fundos de investimento são alguns exemplos de profissionais que se qualificaram para um Green Card na categoria EB-2.

...profissionais do setor financeiro

De acordo com a advogada americana Talle Malkemus, sócia do TMCT PLLC, os Estados Unidos e o Brasil são as duas maiores economias do continente. “É natural o interesse dos Estados Unidos em ter especialistas em mercados como o Brasil atuando em instituições financeiras nas principais cidades americanas.” A elegibilidade para essa categoria de Green Card dependerá de rigorosa análise de documentos por um advogado especializado em imigração.

Segundo o Departamento de Imigração dos EUA (USCIS), os profissionais com atuação no setor financeiro podem ser elegíveis para a categoria EB-2 desde que demonstrem suas habilidades com o suporte de extensa documentação para cumprir pelo menos três dos sete critérios estipulados. A lista completa de critérios está site do USCIS.

R$ 50 milhões em expansão

 

Tobias Thabet Martins, diretor do Diagnósticos do Brasil: de São José dos Pinhais para várias regiões para crescer a "passos largos"

 

O setor de análises clínicas está movimentando o mercado de saúde em 2018, oferecendo soluções avançadas em diagnóstico. Atualmente, parte desses serviços é terceirizado para laboratórios de apoio - prática comum no setor de medicina diagnóstica e que permite disponibilizar, a uma parcela maior de mercado, tecnologia de ponta em análises clínicas e otimização de custos. É nesse segmento que o Diagnósticos do Brasil, laboratório que acaba de completar sete anos, vem crescendo a passos largos. Apenas em 2018, está investindo R$ 50 milhões na ampliação de infraestrutura e abertura de uma nova unidade no Nordeste brasileiro. “O crescimento nos últimos anos e a expectativa de retomada na economia brasileira motivaram a agilidade na expansão do grupo e um alto investimento, com recursos próprios”, diz o diretor Tobias Thabet Martins. O Diagnósticos do Brasil atua em todas as áreas de análises clínicas e conta hoje com 40 regionais de atendimento, distribuídas pelo País, além de cinco unidades técnicas. A matriz, localizada em São José dos Pinhais (PR), possui atualmente uma área de 4 mil m2, cerca de 430 colaboradores e capacidade para realização de 125 mil exames/dia - números que vão crescer, em breve, com a inauguração da nova sede.

A vida no centro de São Paulo               

Organizado pelo “A Vida no Centro”, hub de inovação e cultura do Centro de São Paulo, encontro de debates e networking será realizado amanhã no ULIVING 433, na região central da cidade. “A iniciativa pretende mostrar quem são e o que pensam algumas das pessoas que estão transformando o centro num polo vibrante de gastronomia, cultura e inovação e como esse movimento pode contribuir para a retomada completa da região”, diz Juliano Antunes, presidente da ULIVING Brasil. Os debates do “Diálogos A Vida no Centro” vão reunir os principais líderes e influenciadores do Centro de São Paulo, com atuação destacada em áreas como negócios, cultura, entretenimento, gastronomia e gestão pública. “Acreditamos muito nessa nova fase de desenvolvimento do Centro da cidade e estamos investindo nesse sentido. Enxergamos a região como a área mais eclética da cidade e nos sentimos bem em fazer parte disso”, completa Antunes. Ciro Schu, um dos principais grafiteiros de São Paulo, fará obra ao vivo durante o evento, que terminará com happy hour.

Selfies com cenário de flores

Na era digital, não basta namorar, é preciso mostrar. E o comércio se adapta aos novos tempos para atrair a clientela. Por isso, até 13 de junho, casais de namorados terão um cenário especial para suas selfies e fotos de comemoração da data: Vão Central, do Shopping Pátio Higienópolis, que abriga, neste período, um jardim, de cerca de 200 metros quadrados, criado pelo paisagista Vic Meirelles especialmente para a data.  São centenas de flores vermelhas e verdes, com topiarias formando grandes corações, que podem ser visitados de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, a partir das 11h. Arquiteto e paisagista, Vic Meirelles tem participado de vários projetos e ambientações de grandes eventos – incluindo jantares para o príncipe Rainer (Mônaco) e homenagem para a rainha da Suécia.

Liliana Lavoratti é editora de fechamento

liliana@dci.com.br

/Colaborou Abnor Gondim