Publicado em

A Lojas Americanas anunciou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de 26,3 milhões de reais no segundo trimestre, baixa de 58 por cento ante mesmo período de 2017, enquanto a plataforma digital B2W mostrou leve redução no prejuízo líquido.

O resultado operacional da Lojas Americanas medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado somou 578,1 milhões de reais, queda de 6 por cento na comparação anual. Já a margem Ebitda ajustada foi de 15,2 por cento, uma redução de 0,9 ponto percentual.

Os números do segundo trimestre da Lojas Americanas foram influenciados negativamente pelo efeito calendário, uma vez que as vendas relacionadas à Páscoa ficaram concentradas no primeiro trimestre do ano.

No período, o Gross Merchandise Volume (GMV), métrica usada para calcular o total de vendas que ocorre em um determinado período no comércio eletrônico, da Lojas Americanas subiu 12,2 por cento, para 5,89 bilhões de reais.

Já a controlada B2W teve crescimento de 25 por cento no GMV de abril a junho, para 3,2 bilhões de reais. O marketplace da B2W atingiu 1,51 bilhão de reais de GMV no segundo trimestre, uma alta de 85,3 por cento ano a ano, respondendo por 47,2 por cento do GMV total.

A plataforma da B2W conectou mais de 3,3 mil novos vendedores, saindo da base de 12,1 mil vendedores ao final de março deste ano para mais de 15,4 mil em junho. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a base mais que dobrou.

No período de abril a junho, a B2W teve prejuízo líquido de 108,8 milhões de reais, registrando leve melhora em relação ao resultado líquido negativo de 111,8 milhões de reais no mesmo período de 2017. Já o Ebitda ajustado foi de 80,6 milhões de reais, alta de 3 por cento na comparação anual.

A receita líquida da Lojas Americanas somou 3,8 bilhões de reais, montante 0,2 por cento inferior ao verificado um ano antes. No mesmo período, o custo das mercadorias vendidas e serviços prestados recuou 1,9 por cento, para 2,5 bilhões de reais.

Já a receita líquida da B2W somou 1,48 bilhão de reais no segundo trimestre, ante 1,47 bilhão de reais um ano antes.

A Lojas Americanas informou que abriu 27 novas lojas nos primeiros seis meses do ano e já tem 165 lojas contratadas. A empresa mantém a meta de inaugurar 200 novas lojas no ano.

Leia mais em:

B2W quer expandir retirada em loja em 1 hora após compra para mais de 1 mil pontos até fim do ano