Publicado em

Diante de uma transformação digital que mudou as formas de comunicação entre as pessoas, a Natura tem apostado alto em novas formas de se aproximar do consumidor.

Neste semestre, a marca atingiu 300 mil consultoras que atuam no modelo de vendas em plataformas digitais, sendo 160 exclusivamente online, um crescimento de 300% em número de revendedoras dos produtos.

"Os resultados obtidos até aqui evidenciam a estratégia acertada que estamos perseguindo desde o ano passado, com a revitalização da Venda por Relações, fortalecendo a vocação empreendedora da nossa rede de mais de 1,1 milhão de Consultoras no Brasil”, afirma o vice-presidente de Venda Direta da Natura para o Brasil, Erasmo Toledo.

De acordo com ele, o objetivo da empresa é dar todas as “ferramentas necessárias para as consultoras se desenvolverem junto com a tecnologia, valorizando a atividade."

O executivo reforça ainda que, no ano passado, a Natura revitalizou seu modelo de negócios, com um plano de crescimento para as Consultoras de Beleza, que passam a integrar cinco diferentes estágios de progressão, de Semente a Diamante.

“O novo modelo valoriza a dedicação das consultoras à atividade, com aumento dos porcentuais de lucro, prêmios e incentivos a cada estágio”, explica a empresa, ressaltando que os resultados foram animadores: “No segundo trimestre de 2018, a produtividade das consultoras cresceu pelo terceiro trimestre consecutivo, com alta de 24,1% sobre o mesmo período do ano anterior. No mesmo período, a Natura registrou ainda maior atividade das consultoras e melhora no seu índice de lealdade”, detalha.

Outro pilar da revitalização do modelo de negócios é a digitalização. Hoje, a empresa soma mais de 600 mil consultoras de beleza usando a plataforma móvel da marca, por meio do aplicativo exclusivo para a consultora. Outra aposta fi o aumento do potencial de ganhos de suas consultoras digitais, “no mesmo caminho do plano de crescimento implementado para a consultoria presencial no ano passado”, diz a Natura. Até então, todas as vendas feitas pelo Rede Natura davam um retorno de 16%. Agora, as Consultoras de Beleza Ouro e Diamante passam a ganhar, respectivamente, 18% e 20%. Os demais níveis seguem com a mesma porcentagem de ganhos.

Amanhã a empresa comemora o Dia da Consultora, e Toledo se mostra otimista. "No Dia da Consultora de Beleza, só podemos agradecer pela dedicação de nossa rede e celebrar as conquistas obtidas ao longo do último ano", complementa Toledo.