Publicado em

A Qualitá, marca própria do Grupo GPA, passará por um reposicionamento e ganhará novos produtos. O objetivo da supermercadista é ampliar a fidelização dos consumidores com preços atrativos, e dar autonomia para que a força do rótulo exclusivo vá além da associação direta com a rede.

Além de impulsionar a Qualitá, manter a marca transversal aos supermercados do grupo faz parte do plano de marketing da marca. “Além do histórico de percepção, por parte do cliente, de que marca própria é sinônimo de menor qualidade, queremos manter a exclusividade e a independência deste nosso rótulo a outros”, esclarece a gerente de marketing das marcas exclusivas do Grupo GPA, Carolina Redivo.

O diretor de marcas exclusivas, Wilhelm Kauth, comenta que, para as alterações e lançamentos, foi investido cinco vezes mais do que de costume. “O nosso desafio é trabalhar a marca própria assim como se trabalha na Europa”, explica, acrescentando que o consumidor brasileiro é mais influenciado pelo preço do que pelo custo-benefício, fator que dificulta a fidelização.

“Acreditamos que a marca própria é um importante pilar de fidelização de nossos clientes e, em meio às incertezas econômicas ou dúvidas dentre as diversas marcas disponíveis em um supermercado, acaba sendo uma escolha segura, pois traduz a confiabilidade do consumidor com o varejista”, analisa o executivo.

Novidades

A Qualitá passará a contar com um portfólio de mais 1.200 produtos, nas categorias de alimentos e limpeza. As novas linhas Leve e Premium estão previstas para serem inauguradas nos próximos meses. A linha Leve contará com produtos light, e a Premium terá alimentos com ingredientes diferentes das linhas comuns, como chocolates, massas frescas e carne Rubia Gallega.

Além disso, a marca realizou pesquisas com os consumidores e a mudança de apresentação foi um dos resultados apresentados no levantamento. “Passamos 10 meses revisando o portfólio para testar a qualidade dos produtos. O resultado foi uma linha semelhante às dos líderes, mas com preços em média 30% mais baratos”, comenta Kauth.

Orgânicos

Além da Qualitá, o grupo conta com um rótulo voltado exclusivamente à alimentação saudável, a Taeq. Segundo os executivos das áreas de Marcas Exclusivas, o próximo desafio será aumentar a oferta de produtos orgânico desta bandeira. “O brasileiro tem hoje uma oferta muito pequena de itens saudáveis e, principalmente orgânicos por um preço acessível e nós queremos mudar isso”, observa Kauth.