Publicado em

A divisão de shopping centers da Companhia Zaffari , quinta maior rede de supermercados do Brasil, já recebeu a aprovação da prefeitura de São Paulo para o início das obras do antigo Shopping Matarazzo , que será transformado em um Bourbon Shopping e marcará a entrada da rede no mercado paulista. A empresa também abrirá um hipermercado no local. "Este é um projeto de quase dez anos e agora está sendo consolidado", explica Cláudio Zaffari, diretor comercial do grupo. O local, no bairro de Perdizes, foi adquirido pela rede Zaffari em 1997.O Bourbon Shopping que será construído em São Paulo vai contar com um hipermercado e cerca de 260 lojas, cinemas multíplex, teatro, praça de alimentação e estacionamento. A Companhia Zaffari já adquiriu um terreno, ao lado, para uma segunda fase de expansão. Segundo o diretor superintendente da rede, Marcello Zaffari, em breve será feito o lançamento comercial do empreendimento, quando serão apresentados os detalhes do projeto. Para expandir as operações na capital paulista, a empresa possui outras áreas destinadas a shoppings. Outra novidade é que o grupo Zaffari está estreando no setor imobiliário, com o loteamento Boulevard Germânia, em Novo Hamburgo (RS). "O condomínio terá 283 hectares, com área residencial, comercial, e de serviços em saúde, será uma microcidade", afirma Cláudio Zaffari. O projeto está em fase final de licenciamento.Além disso, a rede vai investir em Porto Alegre. Está prevista a construção de um novo Bourbon Shopping na Avenida Assis Brasil, onde funcionava a antiga fábrica da Wallig . Será o quarto empreendimento desse tipo da rede em Porto Alegre, sendo que já existem o Bourbon Assis Brasil , o Bourbon Country e o Bourbon Ipiranga. Outros recursos serão aplicados na modernização dos supermercados existentes, como é o caso do Zaffari do Bom Fim. "Vamos ampliar esta unidade e construir uma nova área de estacionamento", relata Marcello Zaffari. "Este ano nossa prioridade é a melhoria das lojas existentes", garante.Por enquanto, a rede descarta a hipótese de entrar no Paraná e em Santa Catarina, pelo menos este ano. Em relação a 2006, Zaffari diz que ainda não há projeções de expansão definidas.A Companhia Zaffari, que abrange hoje uma rede de 26 unidades entre supermercados e hipermercados, emprega mais de oito mil colaboradores. Em 2004, obteve faturamento de R$ 1,27 bilhão. O Grupo Zaffari reúne também a Divisão Bourbon Shopping, composta por sete unidades, mais de 600 lojas em operação dentro dos shoppings e faturamento anual de R$ 320 milhões, e a Bourbon Administradora de Cartões de Crédito.A Companhia Zaffari iniciou as operações em 1935, na região norte do Rio Grande do Sul. Na década de 1950, a família inaugurou as primeiras filiais em localidades daquela região, e, em 1960, a empresa iniciou nova expansão, abrindo a primeira unidade em Porto Alegre.Segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Companhia Zaffari saltou da sétima posição entre as maiores redes do País em 2003 para o quinto lugar, no ano passado. No mesmo período, o faturamento subiu de R$ 1,18 bilhão para R$ 1,27 bilhão. A Zaffari ocupa hoje a liderança entre as empresas supermercadistas de capital 100% nacional.Martiane Welter