Vacinação contra COVID-19 começa hoje em Minas Gerais

Segundo o governador do estado, Romeu Zema (Novo), a população já deve começar a ser imunização ainda hoje a partir das 17h.

Hoje (18) de manhã, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou, por meio das redes sociais, que o estado receberá inicialmente cerca de 561 mil doses de vacina contra a COVID-19. Ainda disse que a vacinação deve começar nesta segunda. Somando com a população indígena, são 577 mil doses para o estado.

Vacinação Minas Gerais

A vacina em questão é a coronaVac, que teve seu uso emergencial aprovado pela Anvisa ontem (17). Zema afirmou que esteve em São Paulo para a entrega simbólica do imunizante produto pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Segundo o governo de Minas, a previsão é que as doses cheguem a Belo Horizonte por volta das 16h e que a vacinação se inicie às 17h no estado. O governo de Minas Gerais pretende utilizar a frota aérea para que as doses alcancem os 853 municípios do estado.

Quem vai ser vacinado primeiro em Minas?

Segundo o governador, os primeiros grupos a receber a vacina serão os indígenas que vivem em aldeias, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições como asilos, e 34% dos profissionais da saúde. 16.560 doses estão reservadas para a população indígena.

Nas próximas fases, serão vacinadas pessoas com idade entre 60 e 74, pessoas com morbidades, nessa ordem. Após esses grupos, nas próximas etapas, sem definição de ordem estão: Professores do nível básico ao superior, Quilombolas, Trabalhadores do transporte coletivo, Profissionais de forças de segurança e salvamento, Funcionários do sistema prisional, Pessoas em situação de rua.

Plano de vacinação nacional

O ministro da Saúde, general Eduado Pazzuelo, havia anunciado que a vacinação no país iria começar dia 20, na quarta-feira. Mas depois da pressão dos governadores para adiantar o processo, Pazzuelo afirmou que a vacinação começaria ainda hoje até às 17h. Pazuello já deu início à distribuição das doses pelo país no início da manhã. As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.

São 6 milhões de doses. 4.636.936 serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas pelo estado de SP.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes