A Fazenda 2021

Como funciona a roça da Fazenda 2021 e o que mudou

Prova de fogo, moradores da baia e disputa pelo chapéu de fazendeiro: como funciona a roça em A Fazenda 2021?

Escrito por

Como todo jogo, A Fazenda é cheia de regras e dinâmicas, e uma delas leva a temida berlinda. Uma vez por semana, três peões disputam a permanência no programa .Mas, entre os internautas, a pergunta que surgiu é: como funciona a roça da fazenda 2021?

Como funciona a roça da Fazenda 2021?

Depois da entrada do novo peão, os participantes terão que entrar de vez na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão no reality e a primeira roça de A Fazenda 2021 será formada. Assim como nas edições anteriores, quatro peões devem ser indicados para a berlinda de uma vez - sendo que um deles volta para a sede como o fazendeiro da semana.

Na primeira formação da roça, a decisão está programada para começar com a escolha do fazendeiro Gui Araújo e, na sequência, todos os participantes terão que votar em quem deve ir para a decisão. Assim, dois peões já estarão na primeira roça de A Fazenda 2021.

As 4 etapas da formação da roça são:

- indicação do fazendeiro
- mais votado da casa
- o puxado do mais votado da casa (necessariamente tem que ser um peão da baia)
- um da dinâmica do resta um ( a dinâmica pode mudar semanalmente)

Quando é a formação da roça?

A definição dos peões condenados à eliminação acontece toda terça-feira, ao vivo, depois de dois acontecimentos importantes e que determinam como funciona a roça: a prova de fogo e a escolha dos nomes da baia. Uma coisa está diretamente ligada à outra e os dois competidores que derrotados na prova pelo lampião vão para a baia e precisam convidar mais duas pessoas para acompanhá-los. Assim, a baia semanal é composta por quatro pessoas.

Embora a prova de fogo seja gravada aos domingos, a competição pela permanência na sede é exibida na noite de segunda-feira - dia que antecede a formação da roça.

Com os moradores da baia definidos, os peões participam de uma reunião de condomínio com muita emoção e fogo no feno. Por lá, o fazendeiro da semana define o participantes que ocupa o primeiro lugar na roça. Depois, todos os participantes precisam votar uns nos outros e o mais votado é o segundo roceiro.

Como funciona a roça da Fazenda, no entanto, vai muito além disso: os participantes que estão na sede não podem votar nos participantes da baia. O peão ou peoa mais votado da casa é quem deverá escolher uma pessoa da baia para 'puxar' para a roça. Assim, é definido o ocupante da terceira vaga da roça.

Para definir o quarto condenado da semana, uma dinâmica é feita entre todos os participantes - tanto da sede quanto da baia. O famoso 'resta um' é uma dessas dinâmicas e os peões precisam salvar uns aos outros e, no fim do jogo, aquele que não foi salvo está na roça.

Poder da chama pode mudar como funciona a roça da fazenda

Além de escapar da baia, o vencedor da Prova de Fogo em A Fazenda 2021 terá que fazer uma escolha importante e que pode mudar como funciona a formação da roça toda semana. Ao derrotar os competidores, o peão vencedor da dinâmica que vai ao ar às segundas-feiras leva para a sede o lampião com as chamas verde e vermelha.

Essas chamas carregam comandos específicos e que prometem movimentar o clima no reality. Semanalmente, o público deve votar no poder será colocado na chama e, na terça-feira, o vencedor deve ler os comandos (tanto o vermelho quanto o verde), escolher um para si e entregar o outro para algum parceiro.

Na primeira semana, por exemplo, o vencedor da prova - Arcrebiano - tem a missão de trocar dois participantes que estão na baia por dois peões que estão na sede. Isso antes do mais votado da casa 'puxar' um dos moradores da baia, o que tornará dois moradores da baia alvos possíveis na votação da sede - que só pode votar entre os moradores da sede. Ou seja, as opções serão modificadas minutos antes da votação.

Arcrebiano é o dono da primeira chama vermelha do reality. (foto: reprodução/record tv

Prova do Fazendeiro acontece entre os condenados

Depois da movimentação das chamas do lampião e votos dos participantes, quatro peões vão para a roça: a indicação do fazendeiro, o mais votado da casa, o 'puxado' da baia e o que sobrar na dinâmica. Acontece que, embora a posição não seja a mais desejada, terminar a terça-feira na roça significa que o peão pode ser eleito o fazendeiro da semana.

A prova do fazendeiro, que acontece toda quarta-feira, é disputada apenas pelos quatro peões que estão na roça. Um deles vence, ganha o comando do reality por uma semana, e o trio perdedor se enfrenta na votação popular pela permanência no programa.

A votação acontece no R7 e tem duração média de 24 horas e o menos votado do trio deixa a Fazenda na quinta-feira.

O retorno de um dos roceiros na função de fazendeiro rende diversos momentos de atrito no programa, uma vez que o novo 'chefe do pedaço' foi enviado para a berlinda pelos colegas de confinamento. Toda a cobertura da Fazenda 2021 acontece no DCI. Fique por dentro!

 

 

 

 

Última modificação em 22/07/2022 15:19

Leonan Oliveira

Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens pelo Showlivre/R7, Jovem Pan e Faustão na Band.

Compartilhe
Escrito por