DCI Mais

Bolo de chocolate: 4 receitas fáceis para se deliciar

4 receitas diferentes de bolo de chocolate para todos os gostos, variar do tradicional e experimentar comidas novas mas também deliciosas.

 

Preferido por crianças de todo o mundo - e adultos também, não é difícil encontrar o bolo de chocolate nas festas de aniversário ou mesas de café da manhã. E pensando em você que disponibilizamos deliciosas receitas para que você faça seu próprio bolo, inclusive low carb para quem está de dieta.

Origem do bolo de chocolate

A receita do bolo de chocolate existe há mais de 300 anos e mesmo assim continua em alta, sendo uma das mais tradicionais sobremesas. O bolo foi criado no Egito, enquanto o chocolate foi descoberto pelos Maias, contudo, a junção dos dois ingredientes só foi feita em 1674, por confeiteiros ingleses que colocaram o cacau no bolo, e assim então surgiu a receita conhecida nos dias de hoje. Ao longo dos anos a receita foi ganhando muitas adaptações e variedades, mas sem dúvidas continua sendo deliciosa.

Bolo de chocolate tradicional

 Ingredientes massa:4 ovos

4 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 colheres (sopa) de manteiga

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de fermento

1 xícara (chá) de leite

Calda:

2 colheres (sopa) de manteiga

7 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 latas de creme de leite com soro

3 colheres (sopa) de açúcar

Em primeiro lugar, unte uma forma alta e comece pela massa. Em seguida, pegue um liquidificador e coloque ovos, chocolate em pó, manteiga, farinha de trigo, açúcar e leite, e bata tudo por 5 minutos. Por fim, no próprio liquidificador, adicione fermento à massa e misture. Logo depois, coloque a massa no forno preaquecido a 180ºC, por 40 minutos. Já para a calda, pegue uma panela e adicione a porção de manteiga e espere ela derreter. Depois, coloque o chocolate em pó, o creme de leite e vá misturando até chegar a uma consistência cremosa. Por fim, desligue o fogo e insira o açúcar e continue mexendo. Então, espere esfriar um pouco e coloque em cima do bolo.

Bolo de chocolate sem trigo

Ingredientes massa:100 g de farinha de coco

2 colheres (sopa) de manteiga

5 colheres (sopa) de adoçante culinário

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 xícara (chá) de cacau em pó

200 ml de leite de coco

4 ovos

Cobertura:

1 Caixinha de Creme de Leite

4 Colheres de Chocolate em pó (se usar Nescau use 6 colheres)

3 colheres de Açúcar

1 Pacotinho de Granulado (opcional)

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para assar na forma untada. Pode parecer pouca massa na forma, mas o fermento vai fazer crescer um pouco. Leve para assar em fogo médio. Esse bolo é quase um pudim e como todo pudim ele parece estar meio mole mesmo depois de pronto, espete um palito e se sair limpo está pronto, deixe esfriar antes de desenformar. Depois de frio ele fica consistente. Coloque a cobertura e se preferir coloque granulado. Já para a cobertura, misture o creme de leite com o chocolate e açúcar e leve ao fogo mexendo com colher de pau até virar um creme, de preferência prepare a cobertura quando o bolo já estiver desenformado.

Bolo de chocolate low carb

Low carb é para as pessoas que restringem os carboidratos e querem seguir firme na dieta, mas para isso não precisa deixar de comer doces, mas apenas comer os doces certos com os ingredientes certos, e aqui vai uma receita para isso, o bolo de chocolate low carb.

100 g de farinha de coco

2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

5 colheres (sopa) de adoçante culinário

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 xícara (chá) de cacau em pó

200 ml de leite de coco

4 ovos

Primeiramente, unte uma forma com manteiga e cacau em pó. Em uma batedeira, coloque os ovos, o adoçante peneirado e vai batendo até ficar um creme claro e fofo. Depois coloque o cacau em pó peneirado e vai misturando devagar, e aos poucos acrescente o leite de coco, a manteiga e misture até a massa ficar homogênea. Por fim, coloque também a farinha de coco peneirada e o cacau em pó e misture. Por fim, despeje o conteúdo na forma e leve forno pré-aquecido a 180º por 40 minutos. Depois de assado, é só esperar esfriar para desenformar.

Bolo de chocolate tipo brownie

1 xícara de chocolate em pó1 e 1/3 xícara de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

3 colheres de chá de fermento

1 xícara de leite

Uma xícara de óleo

1 ovo

3 colheres de chá de essência de baunilha (opcional)

Em uma tigela coloque açúcar, chocolate em pó, farinha de trigo, fermento e sal (ingredientes sólidos) e misture, depois misture o óleo com o leite e coloque na tigela junto com os sólidos e mexa, depois o ovo já dissolvido com a essência de baunilha coloque na tigela e mexa de novo, misture um pouco à mão e vire em uma forma untada com manteiga. Logo em seguida, leve a forma ao forno pré-aquecido em temperatura alta por 15 minutos, depois diminua a temperatura e espere, sempre olhando para não queimar. Por fim, quando chegar no ponto tire, espere esfriar e sirva.

Última modificação em 29/07/2022 11:34

Ver Comentários

  • Nossa que matéria perfeitaa! Vai ser bom variar a receita do bolo de chocolate kkk

Compartilhe