Casa e Decoração

Antúrio: aprenda como cuidar da planta associada à sensualidade

Descubra todos os cuidados para a manutenção de uma planta saudável. Além disso, você vai descobrir a sua origem e o que essa flor exótica representa.

O antúrio, de nome científico Anthurium, é natural das Américas. Especificamente, das regiões sul e central.

De beleza exótica, a planta chama a atenção pelas folhas largas e bem esverdeadas. Ademais, o antúrio possui uma bela sessão colorida, que confunde os inciantes em botânica. Embora o final do caule seja comumente chamado de flor, aquilo é na verdade uma inflorescência.

Em resumo, a inflorescência é formada pelo espádice (espiga onde brotam as florzinhas) e a espata (bráctea colorida, ou a folha modificada).

Outra detalhe sobre o antúrio é que suas flores são hermafroditas. Ou seja, elas nunca se autofecundam.

Gostou das curiosidades? Role para baixo para saber mais informações e descubra quais são as dicas para fazer o antúrio florescer no seu lar.

Imagem: reprodução / pinterest

Como cuidar de antúrio?

É interessante saber sobre a origem da planta, porque isso dá dicas de como cada espécie gosta de ser cuidada. O antúrio, por exemplo,  é nativo da América do Sul, mais precisamente da região de florestas tropicais, que são muito úmidas. Logo, o clima seco não costuma fazer bem para a flor.

Confira abaixo quais são os cuidados necessários para preservar a planta.

 

Solo

Para manter um antúrio saudável, preserve-o numa superfície rica em matéria orgânica -com pelo menos dois compostos. Simplificando, esse composto é uma mistura entre terra comum, substrato e fibra de coco.

Sendo assim, adube a planta de quinze em quinze dias. Isso pode ser feito com misturinhas naturais ou sintéticas. O adubo comumente utilizado em antúrios é o NPK 10-10-10.

Já em relação ao local onde ele é plantado, a espécie se adapta bem ao solo direto e a vasos. No segundo caso, atente-se ao sistema de drenagem do pote, uma vez que o antúrio não gosta de água acumulada.

Por fim, para saber a hora do replantio, preste atenção nas raízes. Se elas estiverem apontando para fora da terra, isso indica que a planta precisa de um vaso maior. Aproveite esse momento para acrescentar mais composto orgânico no solo.

 

Rega do antúrio

De maneira geral, os antúrios apreciam umidade. Porém, não é para confundí-los com plantas aquáticas, viu? Então não se empolgue na irrigação.

Durante os meses de primavera e verão, mantenha a terra úmida. Já no inverno, diminua a frequência. Em dias de calor intenso, a dica é borrifar água morna nas folhas e deixar o vaso em cima de um prato cheio de pedras molhadas.

Outra sugestão para dias mais secos é borrifar água nas folhas. Isso garante brilho e viscosidade.

 

Imagem: reprodução / anthurium info

Iluminação

O antúrio precisa de mais ou menos quatro horas de sol por dia. Apesar de gostar de calor, a planta não se adapta bem a locais em que a incisão do sol é direta.

Portanto, na hora de posicionar o seu antúrio dentro de casa, escolha um ambiente sem incidência direta da luminosidade.

Já se você for plantá-lo no jardim, posicione-o embaixo de uma espécie mais alta. Dessa maneira, você protege a flor do sol.

 

Poda do antúrio

Essa parte não dá trabalho, porque o antúrio não precisa de podas. A manutenção é simplesmente cortar as folhas secas, mortas e amareladas.

 

Pragas e doenças comuns

Entre os bichinhos que adoram fazer visitas aos antúrios estão os pulgões, ácaros, cochonilhas, lesmas, caracóis e lagartas. Para evitá-los, você pode apostar no inseticida caseiro.

Outra solução simples para afastar essas pragas é a mistura água com fumo ou sabão. Em ambos os casos, faça a mistura e, em seguida, pulverize-a sob as folhas da planta.

Contudo, se as folhas do antúrio apresentarem manchas marrons, isso significa presença de fungos. Para restaurar a saúde do organismo, remova as folhas doentes e aplique fungicidas específicos para plantas.

 

Imagem: reprodução / vrij van rechten

 

Como plantar antúrio?

Para realizar o plantio, existem três opções: sementes, estaquias ou mudas prontas. A escolha depende da paciência do jardineiro, pois as sementes, por exemplo, demorarão muito mais tempo para brotar do que as mudas prontas.

 

Plantio por semente

O primeiro passo desse plantio é localizar as sementes. Elas ficam na espiga da planta. Lembre-se de fazer isso somente com exemplares maduros. Não realize o processo em antúrios que não atingiram a idade adulta.

Em seguida, remova as sementes e logo depois, coloque-as num vaso com substrato. Tampe o recipiente com um pano de cor clara ou um plástico filme. Deixe um espaço entre a terra e a cobertura.

A rega do substrato é frequente, mas cuidado para não encharcar o solo. A luz, por sua vez, é indireta. Atenção também à temperatura, já que a ideal é acima de 24°C. Se você mora em regiões frias, plante o antúrio no verão.

A germinação ocorre entre 20 e 30 dias. Depois disso, replante o exemplar num vaso maior ou num canteiro, logo após o aparecimento das primeiras folhas e raízes.

 

Plantio por estaquia

Em segundo, há a opção da estaquia. Nesse caso, você vai precisar cortar alguns galhos de um antúrio adulto para realizar o plantio.

Para fazer o processo, comece esterilizando uma faca ou uma tesoura com álcool. Isso evita que a planta se contamine com bactérias e também, diminui o aparecimento de doenças.

Em seguida, realize cortes de 10 a 15 cm nos galhos mais próximos do caule principal. Depois, coloque as estacas num vaso com água. Certifique-se de que o líquido cobre somente a porção inferior da planta. Para que as raízes apareçam, deixe recipiente num local com luz indireta. Cuidado com as temperaturas frias. Para proteger as estacas do antúrio, mova-o para dentro de casa quando estiver menos de 22°C.

Após o aparecimento das raízes, transfira a planta para um vaso com substrato fértil. Borrife água diariamente no seu exemplar até o enraizamento completo.

 

Plantio por mudas

O plantio do antúrio por mudas é, na verdade, um replantio, uma vez que no momento da compra a planta já está enraizada. Logo, basta ir transferindo o corpo para vasos maiores, conforme o seu crescimento.

Ademais, o antúrio é uma família com mais de 600 espécies. Portanto, na hora da aquisição, pesquise as características do seu exemplar para descobrir qual é a altura média da plantinha que você está comprando. Dessa forma, você consegue escolher o antúrio ideal para o seu espaço.

Imagem: reprodução / pinterest

 

Significado do antúrio

Antúrio vem do nome grego Anthos, que significa flor. A espécie representa hospitalidade, confiança, iluminação e fortuna.

Além disso, o antúrio é considerado afrodisíaco. Uma das explicações é que a espiga ereta e as flores lembram partes do corpo humano. Quando usado em buquês de noiva, o exemplar simboliza sensualidade ardente.

 

Antúrio: cores mais comuns

O antúrio, como já citado anteriormente, vem de uma família com mais de 600 exemplares. Logo, a planta pode ter inflorescência nas cores mais diversas. Os tons mais comuns no Brasil são espécies em branco, rosa e vermelho.

 

Imagem: reprodução / gardenista

Buquê de antúrio para casamentos

A espécie é sinônimo de senualidade, amor e confiança. Logo, essa é uma ótima planta para adicionar no buquê, já que simboliza importantes valores a serem cultivados numa união.

O antúrio no buquê pode ser utilizado de diferentes maneiras. Uma opção é harmonizá-lo com outras plantas, mas ele também fica lindo sozinho em arranjos mais simples.

Imagem: reprodução / pinterest
Imagem: reprodução / pinterest
Buquê simples de antúrio. Imagem: um belo dia / via casamentos

Antúrio é venenoso?

Por fim, é importante citar que o antúrio possui propriedades tóxicas. Portanto, tome cuidado no manuseio, pois o suco da planta pode causar alergia.

Além disso, não permita - em nenhuma hipótese - que um pet ou uma criança façam a ingestão do suco do antúrio. A substância pode causar graves distúrbios gástricos.

Fontes: Mundo Husqvarna, Minhas Plantas e Optolov.

Última modificação em 29/07/2022 09:39

Compartilhe